Publicidade
Início Notícias Inovação Americanas S.A. inaugura loja autônoma do RIOgaleão

Americanas S.A. inaugura loja autônoma do RIOgaleão

0
Publicidade

A Americanas S.A. inaugura nova loja Ame Go nesta terça-feira, 23, no Aeroporto Internacional Tom Jobim – o RIOgaleão. Com tecnologia desenvolvida pela Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios da Americanas S.A., a nova Ame Go será a primeira loja autônoma da companhia a operar em ambiente de alto fluxo. Com o conceito “pegou, levou”, sem vendedores, sem fila e sem checkout, a Ame Go vai facilitar o dia a dia das pessoas que transitam pelo aeroporto, proporcionando uma experiência de consumo mais ágil e independente. A unidade será aberta no RIOgaleão, uma das principais portas de entrada do Brasil, que espera um aumento de 79% na movimentação total de passageiros durante o mês de dezembro.

Baseada em inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, a Ame Go é uma tecnologia de loja que oferece uma experiência de compra completamente autônoma, rápida e segura. Na jornada do cliente, o super app Ame Digital libera o acesso à loja por QR Code; as câmeras reconhecem sua biometria corporal, e sensores e balanças identificam quando o consumidor faz a retirada dos produtos da prateleira. O espaço possui wi-fi próprio e o valor das compras é debitado no super app, logo após a saída do cliente da loja, sem checkout.

Localizada no embarque doméstico, espaço estratégico onde é possível atender 100% dos passageiros, visitantes e, atualmente, quase 8 mil pessoas da comunidade aeroportuária, a Ame Go possui 35 m2 e terá um mix variado e sazonal de produtos de diferentes categorias. Há itens como alimentos, bebidas, doces, vestuário, itens de higiene pessoal e até opções para presentes.

Tecnologia e os novos hábitos de consumo

Há dois anos a Americanas S.A. vem testando, em ambientes mais controlados, o conceito de “compra independente”, por meio da tecnologia de pagamento desenvolvida pela Ame em parceria com a startup americana Zippin – especializada em modelos autônomos. Pensada para oferecer uma experiência multicanal única aos clientes, a Ame Go é resultado de estudos feitos a partir do aprendizado da Americanas S.A. ao longo de 90 anos no varejo brasileiro – a companhia reúne mais de 3.500 lojas e franquias de diferentes modelos no país, em mais de 800 cidades.

“Hoje, são inúmeros perfis de consumo. E, com uma base de 50 milhões de clientes ativos temos, dentro de casa, um laboratório que permite desenvolver, seja com tecnologia proprietária ou parcerias com os melhores centros de inovação do mundo, diferentes soluções para os nossos clientes. A Ame Go é uma dessas soluções. A partir do contato mais próximo com o cliente, em diferentes jornadas, estudamos os dados e entendemos os novos comportamentos para oferecer ainda mais conveniência e agilidade na jornada do cliente. Muito mais que um centro de compras, a Ame Go é uma experiência inovadora e em constante aprimoramento, que reflete não só os novos comportamentos, mas as tendências de consumo e o que ainda está por vir”, explica João Guerra, CTO da plataforma física da Americanas S.A..

As tecnologias usadas na construção do super app da Ame e da estrutura física da loja, que conta com layout inteligente e que facilita o fluxo de pessoas, permitem que o cliente conclua a jornada de compra em segundos. “Um dos objetivos do nosso motor de inovação é promover o uso de novas tecnologias em todas as plataformas e isso inclui as lojas físicas da Americanas S.A.. A Ame Go é o resultado da combinação de dois dos nossos ativos únicos, que são a nossa cultura de inovação constante e a nossa plataforma física com ampla expertise no varejo, para proporcionar uma experiência de consumo cada vez mais customizada, fluida e surpreendente”, destaca João Guerra.

“A inauguração reforça o posicionamento do RIOgaleão como um aeroporto que vai além de um local para chegadas e partidas. Temos investido na experiência do passageiro, trazendo operações de renome para fazer com que a jornada dos viajantes seja cada vez mais confortável, por isso estamos muito felizes com a chegada da Ame Go. Com certeza será mais uma parceria de sucesso”, explica Tatiana Pizzolante, Gerente de Varejo do RIOgaleão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile