Creditas lança o Galeritas: biblioteca de gráficos para auxiliar a comunidade tech

0
11

A equipe de Data Science da Creditas acaba de inaugurar sua biblioteca digital para gráficos, o Galeritas. Unindo a expertise do time e o grande desejo de contribuir com a comunidade, os "tripulantes" – forma carinhosa que a Creditas chama seus funcionários – da fintech criaram uma biblioteca única que une todo o trabalho que desenvolvem há anos internamente para compartilhar com os demais profissionais do ramo, deixando aberta a colaboração.  

O Galeritas é uma biblioteca open source voltada para visualização de dados em Python. Ele contém uma série de gráficos que podem ser utilizados para, entre outras finalidades, análise exploratória de dados e avaliação de modelos criados em projetos de Data Science. Os materiais disponibilizados podem ser utilizados para os mais diversos dados e contextos, contribuindo para a comunidade da área, visto que há diversos gráficos mais trabalhosos de serem feitos com o Seaborn ou o Matplotlib. Basta utilizar as funções já disponíveis na biblioteca ao invés de ter que descobrir como criá-las e desenvolvê-las individualmente.  

Segundo Barbara Barbosa, Gerente de Data Science da Creditas, o time notou a necessidade de organizar e compartimentalizar todo o conhecimento acumulado durante tantos anos de trabalho para formar bibliotecas que ajudassem em diferentes projetos. "Nosso time tinha um grande desejo de contribuir com a comunidade de Data Science de alguma forma e, com essa biblioteca, conseguimos unir várias funções específicas para o dia a dia de todos", afirma.  

Até o momento, o Galeritas conta com quatro gráficos: Bar plot with population proportion, Plot ECDF curve, Precision and recall by probability threshold e Stacked percentage bar plot, disponíveis para utilização. A biblioteca já consta no Pypi e, para instalá-la, basta utilizar o comando "pip install galeritas" e importar para a biblioteca interna. Qualquer pessoa pode contribuir com o projeto, bastando entrar no servidor do Discord do time de Data Science da Creditas para receber toda a orientação. É importante salientar que quem quiser contribuir com o desenvolvimento e melhoria de códigos, precisa se atentar ao fato de que a biblioteca segue o padrão PEP8 do Python e todos os gráficos devem possuir testes unitários para manter o padrão e a qualidade do Galeritas. 

Deixe seu comentário