Papel do customer experience do processo de implementação da nuvem

0

Customer Experience (CX) ou Experiência do Cliente tem sido um termo muito utilizado no ambiente corporativo, principalmente porque as pessoas estão em busca de uma jornada de compra e consumo cada vez mais completa, onde é importante criar uma relação muito mais próxima, intimista e personalizada com as companhias, diferentemente do que acontecia há alguns anos.  

Visando melhorar a relação com os clientes, as instituições têm criado uma área específica para atender essa demanda do mercado. De acordo com o relatório Gestão da Experiência do Cliente 2021, produzido pela Track, empresa referência em Customer Experience no Brasil, 70,6% das marcas entrevistadas pretendem ou já investiram em Customer Experience ainda este ano. Esse índice mostra como esse conceito tem sido pautado pela maioria das corporações.  

E no ramo da tecnologia, onde muitas vezes a solução disponível pelas empresas é comum à dos concorrentes, como é o caso da nuvem, a diferenciação por serviços ganha uma grande relevância no CX. Esse conceito se diferencia na forma como o serviço é oferecido, conectando ao máximo com a expectativa e a necessidade de cada cliente. O relacionamento construído entre ambos e a forma como é conduzido desde o primeiro contato até a implementação de fato.  

Isso só é possível quando se tem uma área de Customer Experience estruturada, com profissionais preparados para escutar e mapear as necessidades de cada cliente, garantindo maior entendimento e aprofundamento das dores e desafios de cada um. E assim oferecer as soluções mais assertivas, levando a melhor experiencia, trazendo resultados mais importantes e eficazes para o negócio.  

Além disso, essa prática de Customer Experience, influencia no processo de governança de custos dentro do ambiente de gestão – tema estritamente relevante no contexto de nuvens públicas. Pois à medida que é utilizado apenas o necessário, os gastos passam a ser mais justos, conectados à realidade de cada cliente e negócio. Mas tal fato só acontece quando há um alinhamento sobre o perfil de uso e o aconselhamento sobre as suas melhores práticas, por isso é fundamental escutar o cliente para o desenho dessa melhor solução.  

Em tempos cada vez mais competitivos, onde a eficiência operacional dos clientes ganha mais relevância, cada detalhe é muito importante, e por isso essa governança garante transparência de consumo, alinhamento de expectativas com as projeções de gastos dentro da realidade de cada um, sendo totalmente flexível. Isso só é possível porque a nuvem dá a possibilidade de escalonar quando necessário e voltar ao seu patamar habitual em segundos, diferentemente de outras soluções encontradas no mercado que são engessadas e os custos são fixos.  

Portanto, concluímos que o conceito de Customer Experience já é uma realidade. O consumidor tem o poder na mão uma vez que ele pode optar pelo serviço que vai agregar mais valor e, aquele que não atender as suas expectativas, ele vai mudar. E quando trazemos essa discussão para a questão da nuvem pública, o desafio é ainda maior porque são muitas variáveis envolvidas, então, o que vai realmente fazer a diferença é o trabalho de consultoria especializado e o relacionamento criado entre todos os envolvidos. Mas, com certeza, aqueles que fizerem o seu trabalho com premissa e não negligenciarem essas questões vão sair na frente e terão ganhos importantes para o negócio. 

Armindo Sgorlon, atua como empreendedor desde os 23 anos. O empresário possui MBA em Gestão Estratégica pela USP e acredita que a tecnologia é capaz de transformar todos os setores e negócios. Atualmente é CEO da SGA TI em Nuvem, empresa especializada em nuvem que cria soluções que diminuem custos operacionais, garantem mais eficiência, reduzem riscos e ajudam os negócios a se tornarem ainda mais competitivos.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.