No dia 25 de novembro, tanto as lojas físicas quanto as virtuais vão aproveitar a Black Friday, evento que, apesar de ter surgido nos Estados Unidos, já vem sendo implementado em grande parte do mundo há anos. Com a ascensão do comércio eletrônico, as promoções vão predominar online, oferecendo aos consumidores inúmeros produtos e serviços com descontos atrativos.
“Com o aumento do fluxo de usuários na web durante este evento, as marcas devem encontrar alternativas para melhorar o relacionamento com seus clientes, o que pode ser alcançado por meio da tecnologia. Assim será possível atingir uma ‘nova proximidade’ com seus consumidores”, afirma Hernán Salas, Diretor de Comunicação para LATAM & MENA da 24TTL.
Com o fim dos cookies, anunciado pelo Google para o final de 2024, anunciantes, publishers e outros players do mundo do marketing deixarão para trás a dependência de dados de terceiros, abrindo caminho por meio de novas tecnologias para alcançar uma nova forma de interagir com usuários.
O complexo ambiente econômico em que vivemos levanta a questão “como aumentar as vendas”, diz Salas, e salienta que as dificuldades do mercado trazem oportunidades para inovar e oferecer experiências cativantes aos seus clientes. “Através da combinação de tecnologias como IA, comércio conversacional e realidade aumentada, as empresas podem renovar seu foco no desenvolvimento de uma identidade de marca criativa e atraente que se destaque online e impulsione o engajamento e a fidelidade do cliente”, diz Hernán Salas, que propõe uma série de ferramentas tecnológicas para os negócios.
Visitas virtuais (Tour 360°)
Ela se consolida como uma das grandes ferramentas para o comércio online: segundo o TrueCommerce, essa ferramenta pode aumentar a satisfação de compra em 47%. Algumas das vantagens para as empresas são a maior visibilidade e posicionamento de um produto, o aumento da confiança por parte dos usuários e a geração de apelo visual por meio de fotografias de qualidade. Além disso, é uma estratégia multidispositivo e responsiva.
Realidade aumentada
Os componentes de realidade aumentada representam uma mais-valia para quem está utilizando, dada a crescente dificuldade em estabelecer contatos efetivos com potenciais clientes e manter a sua fidelização. A combinação do mundo real físico e elementos digitais produzem um fascínio especial para o usuário, o que foi demonstrado com a LG, que conseguiu aumentar o engajamento das fichas técnicas dos produtos em 26% graças à implementação da realidade aumentada. Esta ferramenta tem um grande potencial, especialmente em áreas especializadas e nichos de mercado.
Vídeos
Pode ser uma maneira muito mais poderosa de transmitir uma mensagem do que o texto. Com a combinação correta de imagens, música e narração, os vídeos se tornam uma peça chave para criar conteúdo valioso entre usuários e clientes de uma loja virtual, pois além de ajudar a gerar mais atenção do seu público, gera tráfego direto que é compartilhado através de redes sociais e outros sites. Segundo o Animoto, os vídeos podem aumentar a intenção de compra em até 73%. O motivo? Os consumidores declaram que isso os ajuda a ter mais clareza sobre o produto que compram, reduzindo potenciais devoluções e insatisfação com a compra.
Chatbots e resposta de voz interativa
Nos últimos anos, o uso dessa ferramenta para aumentar as vendas se popularizou, sendo utilizada para que os clientes possam comprar e rastrear produtos de forma rápida e fácil: até 2023, os chatbots devem gerar mais de US$ 100 bilhões em receita para as empresas.
A inteligência artificial como recurso para melhorar a experiência do cliente, atenção, atendimento e aumentar as vendas é uma realidade, permitindo que os usuários se comuniquem com as marcas como fariam com uma pessoa, criando conversas mais “humanas”. Também não podemos esquecer as eficiências que eles produzem: podem gerar economias de até 30% ao ano, prevendo uma economia de US$ 8 bilhões somente em 2022. A resposta de voz interativa, por sua vez, automatiza o sistema de chamadas telefônicas de uma empresa. O IVR permite que os clientes respondam a perguntas com respostas pré-gravadas, sem precisar entrar em contato com um agente humano.
Metaverso
Esta ferramenta representa uma oportunidade para as empresas e, ao mesmo tempo, um enorme desafio para a sua estratégia de marketing e comunicação. O desafio é aprender a comunicar da forma mais otimizada para mudar a forma como interagimos e focar no poder atrativo da experiência. Envolver o público em dois universos diferentes ao mesmo tempo onde as regras, comportamentos e expectativas serão completamente diferentes.
“Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais os avanços na tecnologia podem ser aproveitados para compensar o futuro sem cookies. De fato, as marcas que estão antecipando essa mudança, sem dúvida, poderão criar relacionamentos mais próximos e confiáveis com seus clientes do que aquelas que ficam para trás quando os dados de terceiros se tornarem coisa do passado”, conclui Hernán.
Hernán Salas, Diretor de Comunicação para LATAM & MENA da 24TTL.