Hidrogênio verde é chance para Brasil protagonizar energia limpa no mundo

0

As discussões levantadas pela última reunião do clima internacional, a COP27, mostram a urgência de soluções factíveis para a sustentabilidade do planeta por parte da indústria. E o Brasil tem potencial para assumir liderança na necessária transição energética renovável, devido aos bons números de sua matriz: quase 47% de toda a energia e 85% da energia elétrica disponível vêm de fontes renováveis, o que representa o triplo da média dos demais países. 

Mas é preciso avançar e nacionalizar tecnologias novas, como é o caso do hidrogênio verde (H2V) – inclusive para cravar o país como exportador nesse campo. As fontes possíveis para gerar o hidrogêncio verde incluem a energia solar, eólica, biomassa, biogás e etanol. 

Para arregaçar as mangas e fazer sua parte nesse ciclo, o grupo multinacional GEMÜ, fabricante de válvulas e sistemas de medição e controle, vem pesquisando novas tecnologias para nacionalização no Brasil. No mundo todo, os objetivos de sustentabilidade do grupo incluem a redução do CO2 e desenvolvimento de válvulas cada vez mais eficientes, que impeçam vazamentos e perdas. 

A começar nas próprias unidades fabris da GEMÜ no mundo. "Alguns dos investimentos da empresa nesse sentido foram a construção de instalações fotovoltaicas e solares, com isolamento térmico eficiente, aproveitamento do calor residual e a utilização de veículos elétricos para o trânsito entre unidades", explica o diretor da divisão industrial do Grupo GEMÜ, Joachim Brien. 

Seja em qual sistema gerador de energia for, é preciso que os equipamentos tenham manutenção constante e sejam projetados para trabalhar sem interrupções, com alta eficiência e zero perdas. 

"Por meio de muita pesquisa, hoje temos válvulas com sistemas que respondem à necessidade de sustentabilidade do planeta, seja para uso do gás natural, hidrogênio verde ou outra fonte sustentável", exemplifica o executivo. 

Na crise energética vivida pela Alemanha, na esteira da guerra da Ucrânia, a urgências por fontes alternativas de energia ficou mais clara do que nunca – e a expectativa é que as metas acordadas entre países sejam buscadas com muito vigor, mas a parceria com a indústria é fundamental. 

No caso da GEMÜ, além da pesquisa constante, é feita a customização de soluções nas empresas clientes, de forma a otimizar a performance dos equipamentos e garantir eficiência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.