Publicidade
Início Blogueria Como evitar fraudes no e-commerce

Como evitar fraudes no e-commerce

0
Publicidade

Os meios de pagamento alternativos ao dinheiro surgiram como opção de conveniência e segurança, já que é mais fácil e seguro portar cartões ou talão de cheques ao invés de dinheiro ‘vivo’. Em caso de furto ou perda, o cancelamento pode ser feito de maneira mais fácil, evitando um prejuízo ainda maior.

No mundo digital, não há a necessidade de utilizar objetos físicos (como cédulas, cartões de plástico ou talões de cheques) para fazer compras, pois toda transação é feita por meio de dados digitados diretamente no site das lojas e dos bancos. Mas é possível ser vítima de uma fraude, caso seus dados pessoais e financeiros estejam disponíveis de alguma forma: ou seja, qualquer pessoa pode efetuar uma compra online em seu nome.

Segundo dados da Febraban, em 2012 os bancos investiram R$ 7,4 bilhões com softwares e procedimentos de segurança, com intuito de evitar as fraudes digitais, valor bem superior ao capital aplicado em 2008, que foi de R$ 3,5 bilhões. Mesmo assim, para o cliente virtual, a questão da segurança continua sendo um dos maiores problemas no e-commerce. Pesquisa realizada pela PaymentOne e Javelin Strategy & Research (Why Consumers Don’t Pay: Opportunities for Digital Commerce), mostra que 79% dos consumidores fariam mais compras online se o lojista disponibilizasse opções de pagamento mais seguras.

Na SafetyPay promovemos o pagamento via débito em conta bancária diretamente no ambiente do internet banking do seu banco, no qual, além de você já conhecer muito bem o funcionamento, atende perfeitamente todas as suas necessidades de segurança. Você ainda se beneficia de todos os investimentos que os bancos fazem para que seus dados financeiros fiquem cada vez mais seguros e tranquilos.

O CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) elaborou um cartilha de segurança com várias dicas sobre o uso seguro da internet, entre elas sobre a segurança das transações bancárias. Veja algumas delas:

1.  Certifique-se da procedência da loja virtual e da utilização de conexões seguras ao realizar compras e pagamentos via web;

2.  Pesquise na Internet referências sobre o site antes de efetuar uma compra;

3.  Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado;

4.  Não realize compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou redes Wi-Fi públicas;

5.  Sempre que ficar em dúvida, entre em contato com a central de relacionamento da empresa onde está fazendo a compra;

6.  Verifique periodicamente o extrato da sua conta bancária e do seu cartão de crédito e, caso detecte algum lançamento suspeito, entre em contato imediatamente com o seu banco ou com a operadora do seu cartão de crédito;

7.  Ao efetuar o pagamento de uma compra, nunca forneça dados de cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados;

8.  Mantenha seu computador seguro utilizando e atualizando os programas de antivírus.

Luiz Antonio Sacco, diretor-presidente da SafetyPay Brasil

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile