Manufatura industrial da AL deve adaptar-se para aumentar competitividade

0

O panorama econômico obriga o setor de manufatura a responder rapidamente às mudanças, tornando fundamental a adoção de ferramentas de planejamento capazes de superar a fórmula tradicional
À medida que o setor de manufatura junto às empresas em crescimento da região, que representam 95% da base produtiva de países como México, segundo CNN EXPANSION.com, começa a reposicionar-se para a recuperação econômica, as principais indústrias na América Latina sabem que para competir têm de diversificar sua atuação e, sobretudo, adaptarem-se com rapidez às mudanças do instável mercado internacional.
Neste cenário, a empresa deve voltar toda sua atenção para buscar a eficiência da área produtiva e o caminho a seguir é confiar em ferramentas tecnológicas que possibilitam acelerar a inovação e impulsionar o valor da marca, estimulando o rendimento da cadeia de abastecimento e o crescimento por meio de processos voltados ao cliente. Essas soluções podem permitir que as empresas em crescimento interajam e sincronizem toda a informação do negócio, monitorem o ciclo de fabricação do produto, atendam as demandas do mercado, melhorem o tempo para a tomada de decisões, bem como o time to market para o lançamento de produtos, colocando-as em posição vantajosa no mercado internacional.
A Oracle fornece uma solução integrada e completa, que oferece máxima flexibilidade, escalabilidade e interoperatividade de infraestrutura tecnológica para o setor de produção, conseguindo — entre muitos outros benefícios— reduzir custos de transporte, maximizar a produtividade do pessoal, elevar os níveis de serviço ao cliente e, em geral, melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento.
Uma alternativa para aumentar a eficiência do setor produtivo é a aquisição de uma ferramenta para os processos do PLM (Product Information Management), que administra os arquivos de produto com um sistema detalhado de informação de registro por produto. Essas informações são necessárias e úteis para o monitoramento do produto dentro da cadeia de produção, facilitando também a conceitualização, desenho, fonte, construção, venda, serviço e disponibilidade da oferta, além de maximizar os ganhos durante o ciclo de vida do mesmo.
Por outro lado, o panorama econômico obriga o setor de manufatura a responder rapidamente às mudanças, tornando fundamental a adoção de ferramentas de planejamento capazes de superar a fórmula tradicional e latente desconexão gerada por processos manuais e páginas Excel.
O setor de produção ganha agilidade e obtém visibilidade horizontal dos processos nas linhas de distribuição e manufatura por dispor de figuras atualizadas em tempo real e diagnósticos entre os pedidos de vendas, status de produção, pedidos de compra e inventário. É assim que as empresas podem otimizar o rendimento da cadeia de abastecimento – de maneira cada vez mais completa – inclusive com a otimização de recursos materiais e de produção e com conseqüente redução de custos e melhora da logística.
Na complexa engrenagem que compõe os processos no setor de produção não se pode descuidar da relação com os fornecedores (atacadistas ou varejistas), que contribuem para que a cadeia de abastecimento funcione. É fundamental também manter a excelência no relacionamento com os clientes, por meio de soluções tecnológicasde CRM (Customer Relationship Management), que oferecem visibilidade total da carteira, facilitando a administração eficiente de vários canais.
Por tudo isto, é possível afirmar que a Oracle oferece uma poderosa combinação de tecnologia e aplicativos de negócio com funcionalidades chave e habilidades de autosserviço, para que as empresas de manufatura industrial na América latina superem os desafios nesta era de economias instáveis e concorrência voraz.
*André Papaleo é vice-presidente de indústrias da Oracle para a América Latina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.