Nokia dá sinais de melhora no quarto trimestre, puxada por smartphones na Europa e EUA

0

O balanço financeiro da Nokia relativo ao quarto trimestre de 2012 trouxe alguns sinais positivos sobre o futuro da companhia. Quase todos os indicadores financeiros e operacionais do período registraram melhora quando comparados com o terceiro trimestre, puxados, principalmente, por um aumento nas vendas de smartphones nos mercados europeu e norte-americano. É preciso lembrar, todavia, do fator sazonal: o quarto trimestre costuma ser o melhor do ano para empresas de telecom por causa das vendas de Natal. Na comparação com o quarto trimestre do ano passado o desempenho da empresa foi pior.

A Nokia como um todo (somando as áreas de handsets, serviços de localização e comércio, e infraestrutura de rede) registrou receita líquida de 8,04 bilhões de euros entre outubro e dezembro do ano passado, o que representa um crescimento de 11% frente ao terceiro trimestre, mas uma queda de 20% em comparação com o mesmo período de 2011. Seu lucro operacional foi de 439 milhões de euros, ante prejuízos de meio bilhão de euros e de 1 bilhão de euros no terceiro trimestre de 2012 e no quarto trimestre de 2011, respectivamente. O lucro líquido no quarto trimestre foi de 563 milhões de euros, enquanto que no trimestre anterior a companhia havia tido prejuízo líquido de 429 milhões de euros. No quarto trimestre de 2011, o lucro líquido havia sido um pouco maior: 634 milhões de euros.

No balanço do ano, a Nokia fechou 2012 com queda de 22% em suas vendas líquidas (30,18 bilhões de euros) e com prejuízo líquido de 354 milhões de euros, frente a um lucro líquido de 1,14 bilhão em 2011.

Handsets

A receita com celulares no quarto trimestre cresceu 8% em comparação com o trimestre anterior, alcançando 3,85 bilhões de euros. Isso representa, contudo, uma queda de 36% frente ao quarto trimestre de 2011. Merece destaque a recuperação no segmento de "smart devices" (família Lumia e séries mais avançadas do Symbian): embora tenha caído 55% na comparação anual entre trimestres, a receita desse segmento subiu 26% frente ao terceiro tri, atingindo 1,23 bilhão de euros. O segmento de aparelhos de gamas baixa e média, que a Nokia chama de "mobile phones", teve queda de 19% na receita quando comparado com o mesmo período do ano passado e alta de 4% frente ao terceiro tri: 2,47 bilhões de euros.

A Nokia vendeu ao todo 86,3 milhões de celulares entre outubro e dezembro de 2012. Isso significa um aumento de 4% em relação ao terceiro tri, mas uma redução de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total de aparelhos vendidos, 79,6 milhões eram "mobile phones" (queda anual de 15% e crescimento trimestral de 4%). E 6,6 milhões eram "smart devices" (queda anual de 66% e crescimento trimestral de 5%). A Nokia informou que vendeu entre outubro e dezembro 4,4 milhões de unidades do Lumia, 2,2 milhões de unidades de smartphones Symbian e 9,3 milhões de unidades de aparelhos full touch da família Asha.

Um ponto positivo foi a melhora no preço médio dos seus aparelhos de gama alta. No quarto trimestre de 2011 eles custavam em média 140 euros: o preço subiu para 186 euros um ano depois. No terceiro tri, o preço médio era de 155 euros. No caso dos "mobile phones", o preço médio manteve-se praticamente estagnado: 31 euros.

Europa e EUA

Quando analisadas as vendas de handsets da Nokia geograficamente, salta aos olhos o desempenho nos EUA, mercado onde a empresa nunca se saiu muito bem. Ao que parece, a opção pelo Windows Phone, sistema operacional da Microsoft, e a escolha de um CEO norte-americano para comandar a empresa surtiram um efeito positivo para a Nokia naquele país. A receita com vendas de celulares na América do Norte no quarto trimestre de 2012 cresceu 444% em relação ao trimestre anterior e 270% frente ao mesmo período de 2011, alcançando 196 milhões de euros. Em volume, foram 700 mil unidades vendidas entre outubro e dezembro do ano passado, ou 133% a mais do que no trimestre anterior.

É verdade que no total da empresa a América do Norte ainda representa uma parcela pequena. Por isso, mais importante que a melhora nos EUA foi o crescimento na Europa, seu principal mercado. Em comparação com o terceiro trimestre, a receita da empresa com handsets vendidos no mercado europeu subiu 23%, atingindo 1,21 bilhão de euros. Em relação ao quarto trimestre de 2011, contudo, houve queda de 37%.

O faturamento da Nokia com celulares caiu na China, na Ásia-Pacífico e na América Latina, tanto na comparação com o terceiro trimestre de 2012 quanto com o quarto trimestre de 2011. Na América Latina, a receita da companhia nesse segmento foi de 549 milhões de euros no quarto trimestre, com 11,1 milhões de unidades vendidas. Um ano antes, a receita fora 652 milhões de euros, com 12,4 milhões de unidades vendidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.