Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Anatel implantará sistema de alertas por SMS de desastres naturais

Anatel implantará sistema de alertas por SMS de desastres naturais

0
Publicidade

Em parceria com a Defesa Civil, a Anatel implantou um sistema de alertas de catástrofes naturais por SMS. Segundo a agência nesta terça-feira, 24, o projeto contará com dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e com apoio das teles para financiar e operar a plataforma, que deverá ser implantada em todo o País até o final do ano. Um projeto piloto será ativado a partir de 1º de fevereiro em 20 municípios de Santa Catarina, uma área que cobre cerca de 500 mil habitantes e que tem eventos meteorológicos com potenciais acidentes, como ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

Os alertas em si começarão a ser enviados a partir de 7 de fevereiro se houver ocorrências. O piloto tem previsão de durar 120 dias, e em maio será feita uma avaliação de 65 dias para uma eventual revisão do projeto. A ideia é que o serviço comece a ser disponibilizado para o resto do País a partir de julho. O cronograma ficará a cargo do Cenad.

Pelo menos nessa etapa inicial, o serviço será fornecido como opt-in – ou seja, o usuário precisa se cadastrar para receber os alertas. A mensagem avisando sobre o projeto piloto será assim: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. A Anatel afirma que haverá ainda divulgação nos meios de comunicações destas cidades. O serviço é oferecido sem custos ao cliente e ao governo, uma vez que as operadoras financiarão totalmente o sistema.

A lista de cidades e eventos do projeto piloto catarinense da Anatel é a seguinte:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile