Crime organizado mantém foco em fraude de boletos de pagamento

0

Enquanto o mercado se prepara para a adoção, em 2017, das novas regras do Banco Central para modernizar o sistema de liquidação e compensação de boletos de pagamento, o instrumento tem sido alvo de fraudes e segue como motivo de preocupação entre o empresariado.

Segundo Fernando Carbone, diretor sênior da Kroll no Brasil e especialista em segurança da informação, tem crescido recentemente o número de companhias que procuram a consultoria como vítimas do golpe e acusando sérios prejuízos financeiros.

"São muitos os contatos e consultas por executivos preocupados não apenas em identificar eventuais falhas de controle que possibilitaram o desvio, mas também o destino dos recursos, numa tentativa de reavê-los", comenta.

O trabalho de investigação é complexo, pode levar tempo e, por isso, exige abordagens inovadoras para que os objetivos sejam atingidos.

Por fazer parte da rotina financeira dos brasileiros e movimentar cifras vultosas – de acordo com a Febraban, anualmente são pagos mais de 3,5 bilhões de boletos de produtos e serviços –, o instrumento é alvo do interesse de quadrilhas com métodos extremamente sofisticados.

Para conseguir acesso a informações privilegiadas, nem sempre os fraudadores recorrem a ciberataques. "Em muitos casos, o vazamento de dados conta com cooperação interna na empresa, ainda mais se não existe um ambiente de compliance estabelecido", diz Carbone.

O especialista acredita que as mudanças previstas para maior segurança e confiabilidade de boletos de pagamento devem coibir o crime organizado. "Até que elas estejam totalmente em prática, no entanto, é recomendada atenção permanente; do contrário, há de fato chances reais de prejuízos ao patrimônio e imagem das corporações".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.