Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Capacitação em IA e ambientes híbridos de armazenamento vão concentrar atenção do...

Capacitação em IA e ambientes híbridos de armazenamento vão concentrar atenção do mercado de TI em 2019, diz pesquisa

0
Publicidade

A Pure Storage anuncia as previsões de tecnologia para 2019, que incluem maior adoção de Inteligência Artificial, arquitetura híbrida com soluções multicloud mais robustas, investimentos em tecnologias de contêineres e protocolo de memória não-volátil expressa para tecnologia flash (NVMe), que já é um padrão em toda a linha FlashArray da empresa. Segundo a Pure, este ano também deve ser decisivo para organizações que ainda não adotaram uma política sólida de armazenamento.

Ao longo de 2018, o setor de TI das empresas sentiu o impacto da demanda por transformação digital. Como essa adaptação agora é uma necessidade e não apenas uma vantagem competitiva, os executivos de TI precisam reformular seus planos e, principalmente, capacitar as equipes para encarar os próximos desafios.

A Inteligência Artificial está reinventando a maneira como trabalhamos, redefinindo as estratégias de negócios e ajudando as organizações a compreender o volume cada vez maior dos seus dados. O grande desafio é a falta de cientistas de dados e especialistas neste mercado. Um estudo da Pure Storage em parceria com o MIT Tech Review Insights, revelou que a falta de talentos se tornou uma barreira que impede a melhora de gerenciamento de dados nas empresas.

Para suprir essa necessidade, é esperado que empresas de todos os tamanhos e setores trabalhem em conjunto com instituições de ensino, para garantir que os cursos preparem os alunos com as habilidades necessárias para o cenário atual, com estágios específicos em inteligência artificial e disciplinas flexíveis que acompanhem as mudanças tecnológicas em tempo real.

Além disso, devem surgir no mercado novas ferramentas para simplificar a adoção da IA e reduzir a curva de aprendizado de novos talentos. Enquanto isso, infelizmente, os melhores profissionais permanecerão monopolizados por grandes empresas, o que pode gerar um vácuo de inovação para startups e para pequenos e médios negócios.

No que se refere à nuvem, a tendência é que as empresas invistam em soluções multi-cloud mais robustas e unificadas, para simplificar e tornar mais flexível a movimentação de dados entre nuvem pública e o armazenamento local.

A chegada de uma arquitetura verdadeiramente híbrida criará um ambiente que combine agilidade e simplicidade da nuvem pública com a funcionalidade do on-premise. Neste universo de nuvem híbrida, as aplicações podem ser desenvolvidas uma única vez e implantadas em nuvens pública ou privada, independente de onde estiverem os dados.

Ainda falando de nuvem híbrida, as tecnologias de contêineres provaram ser muito atraentes, particularmente em ambientes de DevOps, mas a falta de armazenamento prejudicou a adaptação a muitas aplicações de produção das empresas, o que impediu a evolução da tecnologia. Apesar disso, a entrega de armazenamento automatizado, inteligente e escalável torna possível a implementação de ambientes de contêiner em larga escala em um data center corporativo.

Para 2019, a Pure Storage acredita que a adoção desta tecnologia será impulsionada pela demanda por implantações econômicas em ambientes de nuvem híbrida, com capacidade de executar aplicativos com mais flexibilidade, tanto on-premise quanto na nuvem pública.

Para empresas que buscam melhor desempenho, menor latência e menos sobrecarga de computação, a atenção deve se voltar ao protocolo de transferência de dados NVMe over Fabric (NVMe-oF), com vantagem significativa de custo-benefício e garantia de rapidez em banco de dados, ambientes virtualizados e de contêiner, iniciativas de teste e desenvolvimento, além de aplicações web.

No cenário atual, todas as empresas são movidas por dados e o sucesso do negócio depende de uma infraestrutura ideal para acessar e gerenciar esses volumes. Existe a complexidade da TI, que tradicionalmente não foi construída para atender ao intensivo uso de dados e resultou em uma infraestrutura fragmentada, com “divisões de nuvens”, que força as empresas a optarem entre uma ou outra solução.

A Pure Storage acredita que em 2019 haverá uma expansão em soluções que unifiquem diferentes ambientes de nuvem e permitam uma migração simplificada de aplicações dos ambientes locais para multicloud e vice-versa.

Além disso, os parceiros também devem desempenhar um papel fundamental para ajudar os clientes com a implementação de um ambiente híbrido adequado, com garantia de entrega de uma infraestrutura de TI moderna. Já os canais devem continuar a investir em serviços de valor agregado, como migração, implantação, instalação e recuperação de desastres, que criam e asseguram o desempenho dessas soluções integradas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile