Fórum Econômico Mundial cria protocolos de governança para acelerar o impacto da quarta revolução industrial

0

A governança tecnológica deixou de ser um diferencial e se transformou em uma necessidade global. Nos últimos três anos, o Centro de Rede do Fórum Econômico Mundial para a Quarta Revolução Industrial reuniu governos, empresas, startups e sociedade civil em geral para desenvolver políticas e estruturas de governança para as tecnologias emergentes.

Com base no crescente interesse em participar de projetos, a Rede da Quarta Revolução Industrial expandiu-se para incluir Centros liderados por fóruns na China, Índia e Japão e Centros de afiliados nos Emirados Árabes Unidos, Colômbia, Israel, Noruega, África do Sul e Arábia Saudita. Nesta Reunião Anual de Davos 2020, temos o prazer de receber Brasil, Ruanda e Turquia como novos Centros Afiliados. Operados pelos governos anfitriões, esses Centros trabalham com projetos em toda a Rede para acelerar e dimensionar o impacto.

Desde março de 2017, o Centro da Quarta Revolução Industrial da Rede criou ou pilotou quase 20 estruturas ou protocolos de governança. Os destaques de cada uma das áreas de projeto são:

Impacto

Inteligência Artificial e Machine Learning:

– Em setembro de 2019, foram publicadas diretrizes preliminares para a proteção da criança em parceria com o UNICEF e vários governos para proteger as crianças na era da inteligência artificial.

– As empresas podem adotar uma estrutura prática e um conjunto de ferramentas que ajudem os membros do conselho a serem responsáveis pela implantação da IA de suas empresas. Mais de 100 empresas forneceram feedback para este projeto.

– Os governos podem adotar padrões práticos para aquisição e implantação de IA eficazes e responsáveis – já testadas no Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Bahrein – que podem transformar os serviços do governo enquanto usam o poder de mercado para estabelecer padrões para a indústria.

– O governo de Cingapura e o Fórum Econômico Mundial criaram uma estrutura Modelo AI e uma lista de verificação de autoavaliação para ajudar a orientar as empresas no uso responsável dessa tecnologia complexa.

– Novas iniciativas estão impulsionando a governança da tecnologia de reconhecimento facial e reinventando a regulamentação na era da IA .

Política de dados :

– Como parte da comunidade de "executivos de ética" do Fórum de mais de quarenta empresas de tecnologia, a Estrutura de Uso Responsável da Tecnologia é uma nova maneira das organizações integrarem ética e direitos humanos no processo de desenvolvimento de tecnologia, fornecendo uma estrutura passo a passo para combater os riscos sociais decorrentes da inovação não controlada.

– Uma estrutura holística inédita que prescreve abordagens específicas para segurança, responsabilidade, transparência, auditabilidade, equidade e ética pode ser usada para superar os riscos regulatórios, comerciais e sociais que impedem que empresas e governos compartilhem seus dados para o bem social. Atualmente, a estrutura está sendo adotada por inúmeras iniciativas com governos, organizações internacionais, empresas e ONGs.

– Uma nova estrutura de política para dados pessoais desenvolvida com os Emirados Árabes Unidos ajuda os governos a equilibrar os riscos e oportunidades das tecnologias emergentes.

– Governos e empresas podem adotar uma estrutura política para Desbloquea ndo Dados para uma Vida Saudável, incluindo maneiras inovadoras de usar dados para detectar, prevenir e tratar demências e outras condições relacionadas ao envelhecimento, que devem triplicar até 2050, além de abordar questões mais amplas de governança de dados de assistência médica ao longo do caminho.

– Novas iniciativas estão criando novas políticas para permitir fluxos de dados transfronteiriços e reinventando maneiras de obter consentimento significativo do usuário para a coleta de dados.

Drones e espaço aéreo no futuro :

– A C4IR Network co-projetou a primeira abordagem ágil e baseada no desempenho do mundo à regulamentação de aeronaves não tripuladas . Agora, Ruanda implementou essa política por um ano com efeitos positivos na indústria doméstica, incluindo a ampliação do primeiro programa de entrega de drones em escala nacional 200x, permitindo que os operadores de drones domésticos aumentem sua prestação de serviços na África e sendo escolhido como anfitrião do Fórum Africano de Drones em 2020 em colaboração com o Fórum e o Banco Mundial. O Fórum está trabalhando com mais de 15 outros países para adotar a estrutura também.

O Advanced Drone Operations Toolkit destaca as principais abordagens para regular ou implementar a política de drones em uma estrutura modular para acelerar o uso de drones para usos importantes da sociedade. O kit de ferramentas foi usado pela primeira força-tarefa oficial da Organização Internacional da Aviação Civil das Nações Unidas (ICAO) sobre sistemas de aeronaves não tripuladas para ajuda e desenvolvimento humanitário (TF-UHAD), para desenvolver orientações sobre a operação segura de drones para contextos humanitários e de desenvolvimento. Este kit de ferramentas está sendo testado no Estado de Telangana como parte do projeto Medicine from the Sky , onde foram feitos progressos significativos para permitir que o governo do estado avance no fornecimento de vacinas, sangue e órgãos por drones.

– O Fórum está trabalhando com a cidade de Los Angeles para projetar políticas inovadoras que possibilitem a mobilidade aérea urbana da cidade e possam ser adotadas ao redor.

Tecnologia Blockchain e Ledger Distribuído :

– O kit de ferramentas " Blockchain Beyond the Hype" está ajudando as organizações a tomar decisões responsáveis com base em dados sobre investimentos e implantações dessa tecnologia potencialmente transformadora.

– Mais de 45 bancos centrais colaboraram para enfrentar desafios regulatórios, de segurança e inclusão com o primeiro kit de ferramentas de implantação de moeda digital do Banco Central do mundo.

– Empresas e governos podem adotar a estrutura do Fórum para garantir a implantação interoperável, responsável e inclusiva de cadeias de blocos para cadeias de suprimentos , que foi testada em vários setores, geografias e casos de uso – inclusive com parceiros que representam 85% da cadeia de suprimentos de cacau do mundo, como os executivos da Hitachi, 60 ministros de transporte de todo o mundo e o ecossistema de blockchain dos Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) através de um novo Acelerador de Governança de Blockchain em colaboração com o C4IR UAE.

– Novas iniciativas estão usando o blockchain para combater a corrupção , co-projetando padrões eficazes de governança de criptomoedas, criando uma regulamentação eficaz do blockchain entre setores, alinhando as partes interessadas por trás de uma Declaração de Direitos do Blockchain para proteger os usuários e acelerando o uso efetivo de contratos inteligentes.

Mobilidade automotiva e autônoma :

– Os municípios rurais possuem uma nova ferramenta para fortalecer as redes de transporte público em declínio. Um Índice de Sustentabilidade do Transporte Público Rural foi desenvolvido e aplicado a quase duas dúzias de municípios japoneses com populações em envelhecimento e em declínio – diagnosticando seus desafios de transporte e apontando o caminho para soluções.

– Para ajudar as cidades a acelerar a redução de emissões e enfrentar os riscos climáticos prementes, a Estrutura de Governança de Mobilidade Compartilhada, Elétrica e Automatizada (SEAM) descreve um processo de quatro etapas que pode ser ajustado aos contextos locais e pilotado em cidades ao redor do mundo.

– Cidades do mundo todo que procuram digitalizar sua infraestrutura de mobilidade e integrar modos de mobilidade diferentes para promover eficiência e inclusão podem alavancar o conjunto de questões recomendadas pela análise comparativa de sistemas de mobilidade integrados do Seamless Integrated Mobility System .

– Em parceria com o Fórum, a Autoridade Municipal de Transportes de São Francisco (SFMTA) desenvolveu um documento que considera como os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) e veículos autônomos poderiam reduzir potencialmente o número e a gravidade das colisões que ocorrem em São Francisco, que será publicado ainda este ano.

– A C4IR Israel e o Ministério de Israel estão criando uma estrutura reguladora abrangente para a operação e comercialização de veículos autônomos em Israel.

– Novas iniciativas estão permitindo que empresas de veículos autônomos compartilhem a segurança para uma regulamentação mais eficaz e lancem um quociente de inclusão para quantificar o impacto da mobilidade na equidade socioeconômica, acesso a oportunidades, serviços essenciais e felicidade.

– O Projeto Data for AV Safety foi lançado para criar uma biblioteca de dados de cenário que poderiam formar a base de uma avaliação operacional de segurança para AVs, para ajudar os reguladores a desenvolver e pilotar uma regulamentação eficaz para veículos automatizados (AVs).

Internet das Coisas (IOT), Robótica e Cidades Inteligentes :

– Um protocolo histórico sobre segurança e proteção da IoT industrial foi co-projetado por diversos stakeholders e agora está sendo utilizado com o setor de aviação tanto público como privado – para estabelecer uma estrutura de avaliação de risco compartilhada para quantificar e comparar a resiliência e exposição cibernética.

– O Governo do Brasil colaborou com o Fórum para desenvolver novas intervenções políticas para aumentar a adoção bem-sucedida de tecnologias industriais de IoT por pequenas e médias empresas na fabricação. Agora, 130 empresas estão testando esse protocolo; 2.000 empresas adicionais se unirão até 2021.

– O Fórum está atuando como secretariado de um novo esforço global , em colaboração com a presidência do G20, para estabelecer e avançar padrões de política para o uso responsável e ético das tecnologias de cidades inteligentes. A Aliança Global de Cidades Inteligentes do G20 em Governança Tecnológica representa mais de 200.000 cidades e governos locais, empresas líderes, startups, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil – tornando-a a maior e mais ambiciosa empresa do gênero.

– Novas iniciativas estão construindo conhecimento e confiança do consumidor em sistemas de reconhecimento de voz, dispositivos domésticos inteligentes e wearables, além de promover uma implantação mais inclusiva da conectividade 5G e de próxima geração. Para catalisar novas abordagens e esforços colaborativos para moldar essas tecnologias para o benefício da sociedade, a Rede C4IR convocará os mais influentes ministros de governo, executivos, líderes da sociedade civil, startups e organizações internacionais de todo o mundo para a inauguração da Cúpula de Governança Global de Tecnologia em abril de 2020 em São Francisco. Este evento será a reunião mundial de líderes e com vários stakeholders, dedicada a moldar a governança das tecnologias emergentes. Em parceria com a Apolitical , a C4IR anunciará a Lista Agile 50 para destacar os pioneiros das abordagens ágeis à governança na Quarta Revolução Industrial, na esperança de inspirar outros servidores públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.