iFood compra a Hekima para acumular experiência em inteligência artificial

0
60

O iFood anunciou nesta quinta-feira, 23, a acqui-hiring (aquisição de talentos) da Hekima, uma empresa de Inteligência Artificial (IA), ciência de dados e big data sediada em Belo Horizonte (MG).

Com o novo investimento, a foodtech passa a contar com mais de 100 profissionais especializados e se consolida como a empresa com o maior time de Inteligência Artificial da América Latina dedicada ao segmento. Como parte do acordo, todos profissionais altamente qualificados da Hekima se juntam ao time do iFood.

"Um dos maiores desafios no mercado é a busca por talentos. Existe uma escassez de profissionais qualificados no país, porque muitos deles acabam recebendo propostas de trabalho no exterior. As iniciativas com foco em IA tem como objetivo reter talentos ao criar oportunidades atrativas no Brasil para experts trabalharem em tecnologias inovadoras no âmbito mundial", diz Bruno Henriques, vice-presidente de Inovação e Crescimento do iFood.

Fundada em 2008, a Hekima é conhecida no Brasil pela pesquisa e desenvolvimento de soluções e tecnologias de inteligência artificial que ajudam a transformar dados em informações essenciais para tomada de decisão e melhoria na performance de empresas de vários setores da economia.

Depois de receber um investimento de US$ 500 milhões em novembro de 2018, um dos maiores na América Latina, o iFood expandiu seu foco em inteligência artificial. Em abril do ano passado, a empresa anunciou o lançamento da AI Academy, com foco pesquisa e desenvolvimento em Machine Learning, Deep Learning e ciências comportamentais para melhorar a experiência do consumidor e eficiência de entrega.

Em menos de um ano, o iFood acelerou as inovações de IA ao mercado – incluindo anúncios recentes de que planeja iniciar a entrega por drone e robô a partir deste ano, a criação e o aprimoramento de seus próprios mapas digitais e rotas que resultam no aumento da previsibilidade das entregas, melhorando a experiência dos consumidores e eficiência das entregas.

Treinamento de IA

Para Fabricio Blosi, CEO do iFood, a aquisição representa o desenvolvimento contínuo da empresa e os investimentos em inovação e educação em IA. "A chegada dos especialistas em IA da Hekima reforça nossa visão de crescimento futuro, onde tecnologias inovadoras serão o motor das operações da iFood", afirmou o executivo.

Todas as áreas do iFood, desde People (Recursos Humanos) até Logística e Operações, têm como base o uso de dados e IA para tomadas de decisão. Por isso, todos os FoodLovers, como são chamados os colaboradores da empresa, estão passando por treinamentos para entender o uso de IA no negócio. Até o final de 2020, de mais 2,3 mil pessoas de diferentes áreas terão passado pelo treinamento.

Com mais de 26,6 milhões de pedidos por mês, mais de 131 mil restaurantes cadastrados na plataforma em 912 cidades, a liderança da empresa apoia integralmente e investe em IA para alcançar metas de crescimento agressiva e trazer mais eficiência operacional para diversas áreas.

Deixe seu comentário