Apesar do domínio absoluto do Google no mercado de buscas on-line no Brasil, a ferramenta já dá sinais de defasagem em relação aos concorrentes. Estudo do Hitwise, serviço de pesquisas da Serasa Experian, revela que o Google foi responsável por 92,15% das buscas na internet feitas no país entre novembro do ano passado e janeiro. Em segundo lugar aparece o Bing, da Microsoft, com apenas 3,67% das pesquisas.
No entanto, o serviço de buscas que apresentou maior taxa de sucesso no trimestre foi o do portal UOL, cujo índice de buscas que resultaram em acesso a sites foi de 88,68%. Em seguida vem o Bing, com taxa de sucesso de 84,64%, acompanhado pelo Yahoo, que, quase inexpressivo em quantidade de buscas feitas, atingiu 80,34% de êxito. O Google Brasil aparece em quinto lugar, atrás da versão em português do Yahoo, com taxa de sucesso de 72,89%.
De acordo com o presidente de marketing da Serasa Experian para América Latina, Juliano Marcílio, a pesquisa mostram um crescimento sustentável do Bing, que também apresentou bom desempnho nas buscas feitas em seu site. Para ele, esse quadro aponta, no longo prazo, para um mercado de buscas on-line mais competitivo no Brasil.
A pesquisa foi realizada num período de 12 semanas, encerrado em 29 de janeiro. O estudo analisou o tráfego de 270 mil sites de buscas, gerado por 500 mil internautas espalhados proporcionalmente por todo o território nacional, de forma a representar a população on-line do país.
- Internet