As fortes vendas na Ásia e na América Latina impulsionaram o crescimento de 6% de sistemas de PBX corporativo no ano passado em todo o mundo, apesar do desempenho estável no último trimestre, de acordo com dados da empresa de pesquisa Infonetics. O segmento que mais se destacou foi o de sistemas de PBX corporativo baseados em IP puro, com alta de 12%.
"A situação econômica na América do Norte e na região chamada de EMEA [que engloba a Europa, Oriente Médio e Ásia] impactou o mercado, assim como o fato de as pequenas e médias empresas não terem contratado o suficiente para representar alta maior nas vendas de linhas de PBX", avalia a analista e diretora de VoIP da Infonetics, Diane Myers. Mesmo assim, na comparação anual, a receita global do mercado de PBX registrou expansão de 2% no quarto trimestre.
Mundialmente, o mercado de sistemas de PBX totalizou US$ 8,43 bilhões em 2011. No ano anterior, havia movimentado US$ 7,97 bilhões. Em termos de participação de mercado, a Avaya obteve a liderança no ano, mas no quarto trimestre foi ultrapassada pela Cisco Systems.