Governo baixa portaria obrigando 75% das novas TVs a terem Ginga em 2013

0

O governo publicou nesta quinta, 24, a Portaria Interministerial 140, assinada pelos ministros de Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp. Trata-se da portaria que estabelece o Processo Produtivo Básico (PPB) de televisores para a incorporação do middleware Ginga. Conforme antecipado por este noticiário na semana passada, o governo abriu mão de exigir da indústria de fabricantes de TV a incorporação compulsória do Ginga em 2012. Essa exigência só passa a existir a partir de 2013, quando o percentual total de televisores com tela de cristal líquido produzidos no Brasil com o middleware Ginga instalado e funcional deverá ser de 75% do total da produção, e 100% dos televisores conectados. Em 2014, esse percentual passa a ser de 90% do total de TVs e 100% das TVs conectadas. Outra novidade da portaria é que ela exige que os fabricantes abram a porta de comunicação IP dos televisores conectados ao Ginga, para permitir interatividade real. Havia a preocupação de que os fabricantes não oferecessem essa facilidade, restringindo o acesso IP apenas ao middleware nativo dos televisores e a seus próprios aplicativos.

Caso as empresas optem por iniciar a produção de TVs com Ginga já este ano, poderão abater o total produzido da cota de 2013, desde que seja respeitado o mínimo de 60% de TVs produzidos com Ginga em 2013.

O governo aposta que além do PPB, um forte impulsionador do Ginga serão aplicações de governo eletrônico e aplicativos subsidiados com investimentos públicos. A intensificação desses programas de estímulo é aguardada agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.