Hospital Universitário de Alagoas implanta sistema de gestão

0

Com o objetivo de tornar mais ágil o processo de faturamento e melhorar o controle de estoque, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas, contratou uma solução de gestão de saúde da MV. A implantação teve início em junho do ano passado e a previsão é que seja concluída em abril próximo.

Como todos os processos funcionavam manualmente, os benefícios que o sistema de gestão Soul MV trará para a instituição são grandiosos. De acordo com o gerente administrativo do Hospital, Duilio Cleto Marsiglia, entre as vantagens para a instituição, que realizava processos de faturamento e controle de estoque manualmente, estão a agilidade no atendimento ao paciente, a redução nos custos e a facilitação da conquista da acreditação ONA. “Com o sistema, é possível controlar melhor os estoques e comprar o material necessário e no tempo certo”, explicou.

Segundo os consultores Cristiano Nunes e Sérgio Carvalho, que deram suporte técnico à implantação do software no hospital, o Soul MV integra todos os setores da instituição, facilitando o acesso dos funcionários a informações essenciais como os indicadores hospitalares e os números da produção, além de gerar informações que permitem aos gestores tomarem decisões em tempo real. Assim, o sistema contribui para o desenvolvimento sustentável da instituição.

Cento e cinquenta estações de trabalho equipadas com o sistema já foram disponibilizadas aos usuários do Hospital, e a previsão é chegar a 180 ao final da implantação. Esses PCs serão serão utilizados por cerca de 1,2 mil usuários.

Marsiglia estima que a solução da MV, que recebeu investimento de R$ 2,8 milhões, possibilite uma redução de 30% dos custos do Hospital. Além disso, o gerente prevê o reaproveitamento dos funcionários – que deixarão de realizar algumas atividades – em outras funções carentes de recursos humanos. “Com a informatização, utilizaremos menos papel e pessoal, já que teremos o prontuário eletrônico, por exemplo”.

Com a solução, o hospital também ganhou um modelo processual que ajuda os gestores a tomar decisões com base de dados em tempo real e de forma integrada. Os primeiros setores utilizar a recurso foram a farmácia, o almoxarifado e a manutenção, em novembro.

Com 61 anos de existência, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes surgiu com a proposta de servir de campo de aplicações práticas para o ensino e a pesquisa na área médica. Atualmente, realiza mais de 7 mil consultas por mês, aproximadamente 450 cirurgias e cerca de 27 mil exames laboratoriais, abrigando 200 leitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.