Hospital Heliópolis digitaliza arquivo com mais de 20 mil prontuários

1

Em parceria com a empresa Volans Informática e com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP (Agência Brasileira da Inovação), o Centro Universitário da FEI desenvolveu um sistema para digitalizar os prontuários científicos do Centro de Pesquisas em Pescoço e Cabeça do Hospital Heliópolis, em São Paulo. Cerca de vinte mil prontuários, de pacientes atendidos desde 1977, são amplamente utilizados para pesquisas na área médica, inclusive por alunos de mestrado e doutorado. Porém, os prontuários estavam todos em arquivos de papel, suscetíveis ao desgaste do tempo e expostos a riscos diversos, o que significaria a perda de informações importantes.

O desenvolvimento centrado na experiência do usuário torna o sistema único no mercado brasileiro. O software foi desenvolvido após análises das tarefas dos médicos, de forma a atender aos processos específicos de um centro de pesquisa. Está disponível para tablets e outros dispositivos móveis. "É positivo poder desenvolver projetos como esse, que tem foco social e que colabora com pesquisas médicas, visando, futuramente, promover a obtenção de diagnósticos mais precisos e mais agilidade no atendimento aos pacientes", diz o professor Plínio de Aquino, de Ciência da Computação, do Centro Universitário da FEI.

"O sistema trata do passado e do futuro. Todos os prontuários existentes estão sendo digitalizados. Com o software em funcionamento, os médicos poderão acessar informações e registrar novos dados. Dessa forma, teremos uma grande contribuição científica: uma base de dados que permite análise estatística e a segmentação de pacientes a partir de características comuns", explica o professor Plínio de Aquino.

O Centro de Pesquisas em Pescoço e Cabeça do Hospital Heliópolis atende cerca de 600 pacientes por mês, e conta com aproximadamente 30 profissionais, que serão beneficiados pelo projeto. Segundo o Dr. Otávio Curioni, pesquisador do hospital, a adoção do novo sistema trará muitos benefícios, como "mais qualidade nos registros, ganho real de tempo, diminuição burocrática e facilidade na busca de informações, tanto clínicas quanto de pesquisa. Todas as pesquisas serão favorecidas, inclusive as de medicina biomolecular".

A implementação do sistema teve início em 2011, com conclusão prevista para abril de 2014. Até a finalização, ainda serão feitos  testes de usabilidade, para que os médicos possam avaliar melhorias no acesso a prontuários e exames, bem como no uso da análise estatística e na eficiência do atendimento aos pacientes. O software foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação da FEI e pela equipe Volans para atender às necessidades dos médicos e pesquisadores. Os testes de usabilidade serão realizados pelo Laboratório de Usabilidade do IPEI – Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais, do Centro Universitário da FEI. Depois da avaliação dos usuários, o sistema poderá ser implementado em outros serviços do Hospital Heliópolis e em outros hospitais.

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de saber sobre a "garantia de legitimidade das informações digitalizadas"; e da longevidade quanto ao tempo de certificação (órgão oficial). Afinal, esses são os dois principais entraves desse tema!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.