Publicidade
Início Blogueria CIO, um papel estratégico

CIO, um papel estratégico

0
Publicidade

O papel do CIO nas organizações tem atravessado um processo de transformação na última década, quando a missão do profissional deixou de ser somente a de comandar a equipe no atendimento às necessidades das áreas internas da empresa no que se refere à infraestrutura de Tecnologia da Informação e passou a ser principalmente o de idealizar um planejamento de longo prazo. Com o surgimento de soluções que contribuem de forma fundamental para os negócios das companhias, essa abordagem estratégica ganhou ainda mais importância.

Fatores relacionados à economia do País, que levam ao enxugamento no organograma das empresas, no entanto, estão fazendo com que muitas companhias optem por manter somente a figura do gerente sênior de TI em suas estruturas, no lugar do CIO. Esse recurso comumente utilizado com o objetivo de diminuir os gastos com a folha de pagamento é muito recorrente hoje em dia e acaba evidenciando a preocupação da liderança das empresas, principalmente, com as demandas diárias, esquecendo-se de focar nos projetos futuros. É importante ressaltar, ainda, que as implementações tecnológicas no âmbito corporativo precisam de planejamento, tempo e, sobretudo, preparação. Nesse contexto, a ausência do CIO torna-se mais visível.

Percebo no dia a dia que as empresas se dividem entre o perfil predominantemente técnico do gerente de TI e a figura estratégica do CIO e essas diferenças apontam as tendências do mercado profissional na área. Embora o Brasil esteja vivendo, há alguns anos, um período de demanda crescente por mão de obra especializada em tecnologia, por outro lado, é nítido que somente as empresas com a visão mais madura tratam a área realmente como estratégica para suas operações.

O ápice dessa maturidade envolve a atuação dos dois profissionais, o gerente de TI e o CIO, que, em conjunto, poderão contribuir para o perfeito andamento da operação, do desenvolvimento das ferramentas e do planejamento estratégico. O foco na competitividade da empresa não é uma missão somente das linhas de negócio, mas também das células que fazem desse organismo mais integrado e consciente de sua própria importância.

Natassia Araújo, gerente de contas estratégicas na Randstad Information Technologies.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile