Publicidade
Início Notícias Inovação Empresa projeta solução de pilotos automáticos para veículos elétricos com base em...

Empresa projeta solução de pilotos automáticos para veículos elétricos com base em IoT

0
Publicidade

O desenvolvimento de soluções que contribuem para a evolução das Smart Cities 5.0 e da Indústria 4.0 tem andado em grandes passos. Por conta disso, oferecer um universo de possibilidades e de funcionalidades pouco vistas, tem sido a aposta da HubChain Tecnologia, empresa focada no desenvolvimento de tecnologia “blockchain”, “IoT dedicados/Placas PCBs” e Inteligência Artificial no formato “White Label” para qualquer negócio que demande velocidade, segurança e redução de custos.

Neste ano, a empresa – recebendo o desafio da parceria da RDX-GROUP – lançará um dispositivo IoT com desenvolvimento próprio (hardware e software), que formará um kit de piloto automático para que empilhadeiras, vans e caminhões sejam estacionadas sozinhas dentro de fábricas e centros de distribuição.

“Nossa nova aposta promete revolucionar uma tarefa que parece simples, mas que demanda muito tempo dos funcionários. Conseguiremos eliminar possíveis erros humanos e aumentar o tempo e produtividade dos trabalhadores, que não precisarão mais despender de alguns minutos para guardar e organizar seu vallet”, comenta Rodrigo Pimenta, CEO da HubChain Tecnologia.

A novidade é que os veículos funcionarão com 100% de autonomia num ambiente fechado e, portanto, não estarão disponíveis ainda para estradas e ambientes abertos. “Hoje, em um grande centro de distribuição ou uma grande fábrica, você pode ter inúmeros caminhões entrando, saindo e aguardando descarga, diariamente, além de várias empilhadeiras funcionando. Todos os dias, ao final do expediente, os operadores precisam organizar, recarregar as baterias dos veículos, fazer manutenção e estacionar, bem como necessitam de um sistema de detecção de fadiga/cansaço e colisão, demandando um tempo significativo, ou até interrompendo a operação inteira. Com isso, podemos otimizar, monitorar e gerir toda a cadeia de ativos de transporte e frota em tempo real”, explica Rodrigo.

Esse tipo de funcionalidade abre portas para novos padrões de funcionamento autônomos – hoje dominado por grandes empresas como a Tesla – dando força para o desenvolvimento das Smart Cities 5.0 e trazendo a evolução do conceito de IoT – “Internet das Coisas” para IoM – “Internet das Máquinas”. “Para a evolução de IoT para IoM, primeiramente, começaremos com empilhadeiras, logo depois implementaremos em furgões e vans, chegando até os caminhões, carros elétricos de vigilância e de entregas autônomas em condomínios fechados e ônibus urbanos com precisão na chegada/partida em todas as cidades.

Em paralelo, linhas de telemetria de detecção de interrupção na transmissão elétricas e gestão de pontos de recargas de carros elétricos por todo Brasil. Esse será apenas o início de várias frentes e muitas ainda maiores que virão pela frente. Tenho certeza que, futuramente, veremos a indústria evoluir para o setor de energia elétrica e baterias. Acreditamos que esse já seja o futuro e temos a honra de contribuir. Quem sabe o mundo possa olhar com mais carinho para o Brasil e suas inovações genuinamente brasileiras”, finaliza o CEO.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile