A partir deste mês, o Banco do Brasil inicia a implantação de um novo sistema de cobrança e recuperação de crédito, cujo objetivo é melhorar o atendimento e o relacionamento com os clientes e reduzir a inadimplência. A base desse processo de reestruturação é a aplicação do sistema CACS Enterprise 8.0, que será implantado pela Lacis (Latin American Credit Integration Serviçes), para suportar as operações de cobrança de um universo de 3 milhões de clientes.
A ferramenta, segundo a empresa, permitirá o desenvolvimento de estratégias de cobranças voltadas para o perfil de cada cliente, levando em conta o seu histórico de relacionamento com a instituição. A idéia é executar as ações de cobrança de maneira sutil, eliminando excessos, desgastes e atritos. Com o projeto, o banco espera reduzir os custos associados ao trabalho de cobrança com a utilização de recursos de abordagens de menor impacto nos custos, como o serviço de mensagem instantânea (SMS) e o correio eletrônico.
Para implantar o CACS Enterprise, que envolverá 24 diferentes etapas, o Banco do Brasil deu início aos processos de revisão e reestruturação tecnológica. Houve a necessidade, por exemplo, de se criar vários sistemas de interface, incluindo o desenvolvimento de mais projetos paralelos, também conduzidos pela Lacis.
De acordo com o gerente do projeto de cobrança do Banco do Brasil, Júlio Lima, a implementação do projeto faz parte de uma reestruturação de negócio do banco.
O CACS Enterprise 8.0 é um sistema desenvolvido pela CGI-AMS, empresa da qual a Lacis é integradora certificada, especialmente para organizações que processam grande volume de contas. A sua base instalada, no mundo, gira em torno de 290 instalações.