Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Cisco anuncia entrada na disputa pelo mercado de infraestrutura de rede em...

Cisco anuncia entrada na disputa pelo mercado de infraestrutura de rede em nuvem

0
Publicidade

A Cisco Systems anunciou que planeja oferecer infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês) para clientes corporativos e, para tanto, pretende investir US$ 1 bilhão nos próximos dois anos. A empresa é uma das últimas, dentre os grandes de fornecedores de tecnologia, a ingressar nesse mercado, na esperança de capitalizar a demanda das empresas por infraestrutura de rede em nuvem, em vez de investirem em equipamentos próprios.

Segundo a Cisco, parte do montante será aplicado na construção de data centers, denominados Cisco Cloud Services, que também contarão com salas de computadores operados por parceiros de negócios. Os clientes, garante a empresa, contarão com um ambiente de computação potente para seus sistemas de TI.

“As empresas estão procurando maneiras diferentes de fazê-lo [o investimento]”, disse Rob Lloyd, presidente da área de desenvolvimento e vendas da Cisco, ao The Wall Street Journal. “Todo mundo está percebendo que a nuvem pode ser um veículo para a obtenção de economia [e] mais baixo custo.”

A Cisco se rendeu a nuvem após verificar a mudança que esse serviço vem provocando no negócio de gigantes da tecnologia e também pela necessidade de repensar suas estratégias à medida que mais empresas estão desistindo de investir em hardware próprio e optando por serviços externos, observam analistas.

E um dos gigantes no qual ela se espelha é Amazon, varejista online que ajudou a criar esse mercado. Analistas estimam que o seu negócio de nuvem, conhecido como Amazon Web Services, movimenta US$ 3 bilhões ou mais em receita por ano. A consultoria Financial Robert W. Baird & Co. estima que cada dólar pago pelas empresas para a Amazon Web Services substitui de US$ 3 a US$ 4 gastos em serviços tradicionais de tecnologia da informação.

“Isso não significa que nós estamos embarcando em uma estratégia para competir diretamente com a Amazon”, disse Lloyd. Ele explica que a abordagem da Cisco será diferente da Amazon de várias maneiras. E cita, por exemplo, que a Cisco planeja vender seus serviços em nuvem para empresas de telecomunicações, que, por sua vez, poderão usá-los como parte de um pacote de serviços baseados na internet para vender a outras empresas.

A empresa também tem planos de adaptar os seus serviços para funcionar com softwares de empresas como a SAP, Microsoft e VMware, todos usados em grandes empresas. Segundo a Cisco, os parceiros iniciais que irão utilizar o seu serviço de nuvem são as operadoras de telecomunicações Telstra Corp., da Austrália, e canadense Allstream Inc.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile