Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) EMC anuncia solução de data lake integrada para ambiente corporativo

EMC anuncia solução de data lake integrada para ambiente corporativo

0
Publicidade

O conceito de data lake — ou lago de dados, repositório que armazena um grande e variado volume de dados, estruturados e não estruturados — é a mais nova aposta da EMC, fornecedora de soluções de armazenamento e gerenciamento da informação, para que seus clientes corporativos capitalizem as oportunidades do big data.

A companhia anunciou nesta terça-feira, 24, o lançamento do Federation Business Data Lake, plataforma que integra tecnologias de armazenamento e análise de big data criadas pela EMC, Pivotal e VMware, que simplifica a tarefa de criar um data lake, ou seja, um ambiente que armazena dados estruturados e não estruturados de diversas fontes, que oferece ferramentas modernas de gerenciamento de dados e de lógica analítica e fornece dados aos usuários para permitir mudanças em tempo real nos resultados e influenciar decisões.

De acordo com Guilherme Bujes, diretor de vendas de serviços de consultoria da EMC para América Latina, o desenvolvimento da solução foi baseado nas quatro tendências que habilitam o big data: crescimento do volume de dados, armazenamento barato, computação sem limites e tecnologias em tempo real. “O valor dos negócios hoje está mudando da importância de um produto para o valor dos dados deste produto”, avaliou o executivo, acrescentando que, para clientes que já possuam um storage da EMC, a implementação da solução leva apenas sete dias.

O Federation Business Data Lake será disponibilizado ao mercado em abril, nos 86 países em que a EMC tem presença.

Projetos em big data

O desenvolvimento do Federation Business Data Lake teve forte participação da equipe do centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em big data da EMC, localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, e inaugurado em maio do ano passado. O centro faz parte do investimento da EMC de US$ 100 milhões no país, anunciado há quatro anos.

Segundo a cientista-chefe do centro de P&D, Karin Breitman, a EMC está trabalhando em outros grandes projetos em big data, incluindo a criação de cidades inteligentes, como na cidade do Rio de Janeiro, cuja aplicação, ainda em estudo, está prevista para até o fim deste ano. “Estamos com oito casos de big data com parceiros brasileiros no momento, incluindo os segmentos de comércio eletrônico, segurança e manutenção preditiva de ativos”, detalhou, sem revelar as empresas envolvidas.

Embora tenha sua pesquisa 100% focada na indústria de petróleo e gás, o centro de P&D da EMC no Rio de Janeiro estará conectado a outros pontos de P&D no mundo, o que possibilitará a aplicação do que for criado no Brasil em outros segmentos.

*A jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da empresa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile