Entra em cena a tecnologia

0

A tecnologia está levando a área de Recursos Humanos a explorar novos caminhos. Mas será que os gestores de RH estão preparados para a mudança de paradigma? Ainda que tenha evoluído consideravelmente, o Recursos Humanos no Brasil ainda é marcado por suas origens – afinal, o departamento surgiu concomitantemente à nascente legislação trabalhista e o início do movimento sindical, na década de 30. E parece que esse signo adquirido em seu nascimento, operacional, e preocupado em se ater à legislação trabalhista, marcou a natureza do RH por décadas.

Nos últimos anos, entretanto, a história tem mudado, basicamente por causa da tecnologia. A forma com a qual lidamos com a informação inaugurou a "datificação" do RH, e uma nova visão para a área agora propele gestores a procurarem por alternativas que ofereçam ao negócio mais do que a simples administração do pessoal.

Uma pesquisa publicada na "Forbes" há cerca de um ano, realizada nos Estados Unidos em que 480 empresas de grande porte foram consultadas, mostrou que apenas 4% dessas organizações que participaram estavam efetivamente utilizando seus dados de Recursos Humanos para realizar uma análise preditiva da sua força de trabalho. E apenas 14% tinha realizado qualquer análise estatística dos dados de seus empregados.

E os outros 84%? Essas empresas estavam utilizando os relatórios para tentar criar métricas operacionais que pudessem responder perguntas como: Quais as áreas da empresa têm maior turnover? Qual é o perfil dos funcionários que apresentam baixa performance? Qual o modelo de retenção que a empresa está adotando? É difícil responder esses questionamentos quando faltam dados para amparar as conclusões.

Um outro dado interessante que a pesquisa revelou é que as empresas que trabalhavam com dados analíticos no RH obtinham um retorno financeiro 30% superior que as 500 maiores da Standard&Poors. Por que? Porque com a informação correta, é possível criar programas específicos para corrigir determinados problemas, desenvolver áreas de acordo com análises mais detalhadas ou melhorar programas de retenção para a fábrica, ou para Vendas, por exemplo.

Fica claro, a partir dessa perspectiva que a tecnologia torna possível uma mudança radical em Recursos Humanos – uma mudança de paradigma para a área. Uma das tendências que pode tornar isso possível é o Big Data. A análise de dados a partir do Big Data toma outra direção, e as informações passam de fato a gerar valor para a empresa. Mas como chegar nessa instância?

Basta começar pelo básico: ter uma boa ferramenta de avaliação de competências e desempenho já é um primeiro passo. Compreender a curva de desempenho da organização e começar a trabalhar nas áreas que apresentam maior dificuldade em gerar um desempenho mais competitivo muda totalmente o cenário e proporciona uma nova organização para o negócio no que tange a pessoas.

Roberto Ventura, sócio-diretor da Efix.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.