Requisitos bem feitos o primeiro passo para o sucesso .

0

Atualmente, muito se fala em ferramentas: qual é a melhor, qual traz mais resultados, qual resolve o problema da empresa. Procura-se referências no mercado, institutos especializados para opinar na escolha, contratam-se consultorias especializadas a peso de ouro e investe-se milhões na compra e implantação. Porém, pouco preocupa-se com o entorno para garantir o bom funcionamento das ferramentas.

Acredita-se que apenas colocando a ferramenta para funcionar todos os problemas estarão resolvidos. Descobre-se depois que não é bem assim. Um detalhe importante que é normalmente esquecido é que nenhuma ferramenta funciona direito se não estiver bem configurada para atender àquilo que foi contratada. Além de uma infraestrutura que normalmente é deixada em segundo plano, um dos maiores vilões do fracasso da operação de uma ferramenta são os requisitos que foram levantados para sua configuração.

Não é difícil encontrar nas empresas uma pressa exagerada para colocar a ferramenta para funcionar. As pressões são tão gigantescas que a equipe do projeto é sufocada ao limite para garantir que o prazo seja cumprido de acordo com as necessidades da diretoria e não com as necessidades da empresa.

O ponto mais sensível do projeto de implantação da ferramenta é no levantamento dos requisitos necessários para a configuração correta da ferramenta, a começar da escolha dos profissionais que farão o levantamento das necessidades das áreas. Acredita-se que um bom documentador que conheça bem a área é o profissional correto para ser alocado para este trabalho, mas, na verdade, não é. Na maioria das vezes, conhecer profundamente o funcionamento da área e suas necessidades não é garantia que elas estarão refletidas nos requisitos que irão configurar a ferramenta.

Ao invés de começar o projeto pelo fim, na escolha da ferramenta, o correto (e o que irá garantir o sucesso do projeto) é ter os profissionais alocados e treinados para fazer o levantamento e a codificação necessária para a correta customização da ferramenta.

Começar pelo começo pode parecer até obvio, mas as boas práticas mostram que na maioria das vezes não é o que ocorre.

Identificar os conhecedores das necessidades da área é fundamental e deve fazer parte do trabalho do assessment da consultoria, mas prever um investimento nos analistas de requisitos profissionais é fundamental para quem espera ter sucesso.

A opção entre escolher um profissional da área ou contratar uma consultoria especializada em levantamento de requisito é diretamente proporcional ao tempo e gasto para o treinamento do profissional. O que não pode (e não é aconselhável) é acreditar que o profissional barato e destreinado pode ser aquele que ficará com a responsabilidade do sucesso da operação da ferramenta. Como diriam: "não faça economia porca".

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.