Analistas são unânimes em atribuir o atraso no lançamento do BlackBerry 10 em mais de um ano como a principal causa do fiasco do sistema operacional, tido antes de sua chegada ao mercado como a esperança de reabilitação da empresa que já liderou o mercado de smartphones. Mas a pá de cal pode ter sido dada com o anúncio na quarta-feira, 23, com o anúncio de que aplicativos do Facebook para smartphones da BlackBerry deixarão de funcionar até o fim deste ano. A fabricante de dispositivos móveis se disse desapontada com a notícia.
O anúncio do fim do suporte aos aplicativos do Facebook vale para os sistemas BlackBerry 10 e BBOS. Quem possui smartphones com esses sistemas precisará acessar a rede social pelo navegador de internet. Assim, aplicativos que têm login com o Facebook precisarão adotar outro método de cadastro, como o e-mail, já que os dados de credenciais vêm do app da rede social. O app ainda está disponível nas lojas virtuais da BlackBerry, mas devem ser removidos em breve.
A situação piorou para BlackBerry quando as vendas de seus dispositivos equipados com o BlackBerry 10, o Z10, tiveram um desempenho fraco, forçando a empresa a cortar 4,5 mil postos de trabalho e a reportar uma baixa contábil de quase US$ 1 bilhão em estoques.
O anúncio foi feito após a empresa remover o WhatsApp do sistema. No anúncio da retirada do WhatsApp, a empresa deu como motivo o fato de o iOS da Apple, o Android, do Google, e o Windows Phone, da Microsoft deterem 99,5% do mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis.
Para entender o quão importante o Facebook é para o ecossistema móvel, basta verificar que ele está instalado em 78% dos smartphones nos EUA, tornando-se o aplicativo com o maior alcance, segundo dados da comScore. Ainda de acordo com a empresa de pesquisas, em segundo lugar está o Messenger, app do Facebook, que tem 64% de alcance. Não ter esses aplicativos coloca BlackBerry em considerável desvantagem para competir com o iOS e o Android. Com agências de notícias internacionais.