Fundo inicia disputa para trocar Conselho e reformular modelo de negócio do Yahoo

0

Os rumores que haviam ganhado intensidade no início deste mês se confirmaram. O fundo de hedge Starboard Value, especializado em campanhas de acionistas ativistas, anunciou que lançará uma "proxy fight" (disputa entre acionistas com objetivo de conquistar o controle administrativo da empresa) para nomear nove diretores para o Conselho de Administração do Yahoo, de acordo com uma carta a qual o The Wall Street Journal teve acesso. O anúncio ocorreu algumas semanas após a empresa anunciar a nomeação de dois novos diretores para o board.

O fundo de hedge há tempos vem pressionando por uma "grande reforma" no Yahoo, com mudanças na gestão e no modelo de negócio, corte de custos e para que a empresa faça a separação (spinoff) de sua participação no Yahoo Japan e, inclusive, torne independente o seu negócio de internet. A empresa chegou até mesmo a defender que o Yahoo venda ativos de web estratégicos, como o Yahoo Sports e Yahoo Mail.

A carta da Starboard diz que a diretoria e o Conselho de Administração não cumpriram suas próprias promessas, e não têm uma decisão confiável se o Yahoo deve ou não se tornar uma empresa independente.

A decisão do fundo de hedge de lançar uma proxy fight coloca ainda mais pressão na CEO do Yahoo, Marissa Mayer. O Conselho de Administração já iniciou um processo para vender seu negócio de internet, enquanto Mayer está tentando melhorar os resultados financeiros por meio do corte de custos e melhoria do enfoque em áreas-chave, incluindo busca na internet e conteúdo.

Se a proxy fight da Starboard for bem-sucedida, aumentam as chances de venda e o desmantelamento da empresa, que detém participações valiosas na gigante chinesa do comércio eletrônico Alibabae no Yahoo Japan. O fundo alertou que "reverter o foco do negócio é extremamente difícil", por isso conclama que o Conselho a manter a mente aberta, pois acredita que existam vários "compradores interessados e confiáveis".

Alguns bancos escolhidos pela empresa entraram em contato com potenciais pretendentes, incluindo a Verizon Communications, a InterActiveCorp (IAC) e a Time, bem como os fundos de private equity TPG e KKR & Co., mas as conversas estão em estágio inicial. Na carta, a Starboard diz que está lançando a proxy fight, em parte, por causa das preocupações sobre o processo e da relutância do Conselho em dar voz ao fundo de hedge.

O Yahoo é um dos pioneiros da internet e tem lutado para se reinventar devido à mudança no mercado trazida pelos smartphones e redes sociais. Alguns executivos tentaram e não conseguiram retomar o crescimento da empresa antes da chegada de Mayer em 2012. Mas ela também não tem conseguido operar uma reviravolta no negócio em mais de três anos como presidente-executiva. Suas incursões em software móvel, vídeo online e buscas não produziram nenhum crescimento significativo em número de usuários ou receita, e comerciantes e anunciantes continuam a concentrar os gastos em internet no Google e no Facebook.

Para este ano, a estimativa é que a receita da empresa com anúncios digitais gera US$ 2,83 bilhões, o que representa uma queda de 13,9% em relação a 2015, segundo a empresa de pesquisa de publicidade online eMarketer. Se confirmada, esta será a maior queda anual nas vendas de publicidade digital do Yahoo, desde que a eMarketer começou a fazer as pesquisas há seis anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.