Publicidade
Início Blogueria Internet das Coisas: o melhor ainda está por vir

Internet das Coisas: o melhor ainda está por vir

0
Publicidade

A Internet das Coisas (IoT) é um termo que tem sido discutido há muito tempo, mas finalmente agora está recebendo maior destaque em termos de tecnologia e adoção por parte dos consumidores.

A IoT está começando a fazer a diferença em muitas áreas das nossas vidas. Medidores inteligentes conectados usam a rede sem fio para rastrear o uso de energia residencial, enquanto relógios inteligentes e carros inteligentes estão desempenhando um papel pequeno, mas influente, no movimento de expansão da IoT. Isto antes mesmo de começarmos com as tecnologias residenciais conectadas, que incluem sensores de segurança a lâmpadas conectadas e até torradeiras inteligentes.

Contudo, ainda tenho uma dúvida: “Quando a Internet das Coisas irá de fato atingir o seu grande momento? ”. Se aceitarmos que o melhor momento da IoT ainda está por vir, então finalmente podemos definir uma data para isso. Em nosso novo estudo internacional, The Internet of Things, Today and Tomorrow (tradução livre: A Internet das Coisas, Hoje e Amanhã), perguntamos sobre a IoT a 3.100 executivos de 20 países. A pesquisa obteve uma série de ideias e atitudes interessantes e também descobriu que 2019 será o ano de transformação da IoT. Na verdade, 85% das empresas planejam começar a usar tecnologias de IoT até 2019. Então anote em sua agenda.

O que mais o estudo descobriu? Aqui estão os pontos positivos, negativos e intermediários:

A IoT fornece benefícios. Sim, você ouviu corretamente – a pesquisa descobriu um “dividendo de expectativas”: os benefícios do mundo real obtidos com a IoT vão além das expectativas originais em todas as áreas. Em outras palavras, acredite na propaganda (e quantas vezes você pode dizer isso sobre uma nova tecnologia?). 

O ROI parece muito bom. Quatro quintos das empresas que usam tecnologias da IoT relatam aumento na eficiência dos negócios, enquanto que o retorno médio sobre o investimento de uma implementação de tecnologia de IoT é de 34%. 

Muitas pessoas afirmam que sabem o que significa IoT. Mas poucas sabem de fato o que é. Na nossa pesquisa, 98% dos entrevistados acham que eles têm a definição correta, mas não há um consenso.

A IoT tem alguns obstáculos para derrubar. A IoT mostrou seu valor, mas ainda existem algumas barreiras. O custo de implementação (50%), a manutenção (44%) e a integração com tecnologias existentes (43%) são os três obstáculos principais. Mas há esperança: já existem tecnologias disponíveis que reduzem o custo da infraestrutura e facilitam o processo de integração.

 A IoT traz oportunidades incríveis, mas também ameaças reais. O percentual alarmante de 84% das organizações que usam a IoT já teve uma invasão em seus sistemas de segurança relacionada à IoT. Como a Internet das Coisas continua crescendo, as empresas precisam tomar providências para proteger suas redes e seus dispositivos. Sem visibilidade das atividades de IoT, as organizações ficam abertas a ataques.

E isso varia conforme a região. Pode-se dizer que atualmente, a Europa e a região EMEA em geral têm uma abordagem mais conservadora em relação à IoT. Europa, Oriente Médio e África (EMEA) apresentam 50% de adoção de tecnologias de IoT, contra 60% na região APAC e 66% nas Américas. Isso pode ser resultado da falta de preparo e disposição para explorar os benefícios da IoT: hoje, 17% dos entrevistados da região EMEA afirmam que a sua infraestrutura de TI ainda não está pronta para receber tecnologias da IoT, quase o dobro do percentual nas Américas, mas 82% das empresas da região EMEA planejam adotar tecnologias de IoT até 2019. Portanto, ainda há um pequeno caminho a percorrer para aproveitar ao máximo a IoT.

A IoT já deixou sua marca. Já vimos alguns exemplos fantásticos que mostraram o impacto da IoT no mundo, incluindo o sistema de SYNC da Ford que vendeu dez milhões de unidades e apresenta uma conexão automatizada com os serviços de emergência no caso de acidente, e os inúmeros aplicativos de saúde, como o uso revolucionário de smartphones do Boston Children’s Hospital para ajudar a detectar e combater doenças respiratórias. A IoT não é apenas para os fãs de tecnologia, nem uma forma de estar constantemente conectado à internet por meio de compartilhamento de dados. Ela está revolucionando a forma de operar das empresas e organizações do setor público, fazendo uma grande diferença.

IoT significa negócios. Falar sobre as realizações nos remete ao que significa a IoT. Vale lembrar que no estudo, os executivos de empresas do mundo todo não souberam fornecer uma definição única e coerente de IoT, então ninguém melhor que Kevin Ashton para dar a palavra final. Ashton é um pioneiro renomado da tecnologia e cunhou o termo “Internet das Coisas” em 1999. Mal sabia ele como a IoT seria usada.

Em seu novo e-Book Making Sense of IoT, encomendado pela Aruba, Ashton fornece a seguinte definição: “O que é a Internet das Coisas? Não significa conectar objetos do cotidiano, como torradeiras e refrigeradores, à internet. Já existem produtos para isso, mas é difícil ver por quê… O que define a Internet das Coisas é a captura de dados… A ‘Internet das Coisas’ se refere a sensores conectados à internet e comportando-se de uma forma semelhante à internet, fazendo conexões abertas e ad hoc, compartilhando dados livremente e permitindo usos inesperados. ”

Resumindo, a IoT é agora uma coisa séria. E como é que ficam as pobres torradeiras inteligentes?

Morten Illum, vice-presidente da Aruba, empresa Hewlett Packard Enterprise para a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile