Empresa brasileira cria hub com informações e análises geográficas das ocorrências de COVID-19

0

Para ajudar a população brasileira a acompanhar os casos de contágio pelo coronavírus e ter uma fonte confiável de informações sobre as ocorrências, a empresa Imagem Geosistemas, distribuidora oficial da Esri no Brasil, criou o hub Coronavírus no Brasil, que reúne os principais dados referentes ao surto do COVID-19. O acesso é gratuito por meio deste link.

O grande destaque da plataforma é o mapa que apresenta os registros estaduais de casos suspeitos, confirmados, descartados e óbitos no Brasil. Com uma abordagem intuitiva e de fácil interação, o dashboard pode ser acessado pelo hub ou diretamente por meio deste link. "Este painel de consulta apresenta os resultados numa aplicação apropriada tanto para o monitoramento quanto para a exploração de informações", explica Caio Riebold, Arquiteto de Soluções na Imagem Geosistemas.

O hub também traz uma aplicação que indica as áreas mais susceptíveis a casos letais do COVID-19, levando em conta, a partir de dados do Censo, a densidade demográfica e a proporção de pessoas idosas em todo o território nacional. "Esse mapa pode, inclusive, orientar o poder público na tomada de medidas preventivas de acordo com a susceptibilidade de cada região", explica Letícia Mose, do departamento de marketing técnico da empresa. O acesso direto pode ser feito por meio deste link.

As duas aplicações foram criadas com base no Sistema de Informações Geográficas ArcGIS. Bastante utilizada no combate de disseminação de doenças, a tecnologia GIS – responsável por agrupar e cruzar as informações oficiais com insumos geográficos – foi, inclusive, utilizada na época da epidemia ebola, em 2014, a segunda maior epidemia da história que chegou a matar mais de 11 mil pessoas na África Ocidental. "Neste caso, um dos benefícios da utilização do ArcGIS, é que ele possibilitou a rápida publicação dos dados coletados pelas agências, em uma interface dinâmica e amplamente acessível ao público em geral", explica Riebold.

Segundo o especialista, visualizar as informações em contexto geográfico facilita a análise do problema e, consequentemente, auxilia na rápida definição de respostas e tomada de decisões. "Uma tecnologia apresentando as distâncias entre registros de casos confirmados pode auxiliar o poder público com insumos para decidir se aquela é uma região de risco ou se são apenas casos isolados, podendo, desse modo, tomar medidas mais assertivas para controle ou prevenção de novos contágios", conclui.

O hub Coronavírus no Brasil traz, ainda, um resumo das informações essenciais sobre o COVID-19: o que é a doença, como o vírus se manifesta no organismo, os principais sintomas, medidas de prevenção, o que fazer se for infectado e uma série de perguntas e respostas sobre o novo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.