Publicidade
Início Notícias Inovação Plataforma colaborativa da Dataprev capta soluções inovadoras

Plataforma colaborativa da Dataprev capta soluções inovadoras

0
Publicidade

Estimular a criatividade na construção de soluções tecnológicas que beneficiem diretamente milhões de brasileiros. É com esse pensamento que o Departamento de Inovação, da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), está sempre buscando novos meios de fomentar esse lado no setor público. O IdeiaX, desenvolvido pelo time de especialistas da empresa, é um exemplo disso.

De acordo com a gerente da Divisão de Fomento à Inovação da Dataprev, Larissa Ibiapina, o principal conceito considerado durante a concepção do IdeiaX foi o da colaboração. “Isso está presente em cada aspecto da ferramenta. Os usuários podem enviar suas ideias e interagir por meio de uma interface intuitiva e de fácil acesso.”

A iniciativa tem como foco gerir e estimular a participação de órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário no processo de criação de novas soluções e projetos. A ferramenta possibilita que ideias inovadoras sejam discutidas e avaliadas com transparência e flexibilidade

O IdeiaX também oferece suporte às etapas de avaliação e triagem – há uma equipe de especialistas dedicada a analisar as propostas registradas. A plataforma possui ainda um recurso de gestão do ciclo de vida das ideias, o que facilita a identificação de iniciativas já avaliadas.

O que é o IdeiaX?

O IdeiaX é uma ferramenta para gestão da inovação, criada para os órgãos do Governo, que permite receber, avaliar e tratar ideias inovadoras com transparência e flexibilidade. Pode ser utilizado como um meio de engajamento para inovação no serviço público.

Os desafios e ideias cadastradas têm potencial para agregar valor aos processos de negócio e, consequentemente, aos cidadãos que se beneficiam dos resultados.

O acesso à ferramenta, assim como as atualizações, será disponibilizado pela Dataprev de forma gratuita.

De que forma as ideias chegam ao Laboratório de Inovação?

Com ajuda da plataforma, os técnicos de Inovação captam e tratam todas as ideias registradas. As propostas podem ser enviadas por qualquer funcionário da Dataprev e, depois de apontadas, passam a integrar o ciclo de ideação, onde podem receber sugestões de melhoria e outros ajustes.

Como as ideias são analisadas

Os técnicos de Inovação fazem uma análise detalhada das propostas, levando em conta diversos fatores como alinhamento estratégico, custo e viabilidade técnica. Tudo para determinar se a ideia em questão se tornará uma solução viável ou se será arquivada. Sendo que, as iniciativas arquivadas, não são descartadas e podem ser executadas futuramente.

Depois de aprovadas, as ideias são transformadas em propostas de solução, registradas no portfólio de produtos da Dataprev e encaminhadas aos analistas da equipe comercial, que elaborarão um modelo de negócios e a estratégia de comercialização do novo produto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile