TIM e ENEL constroem usinas solares na Bahia

0

A TIM, em parceria com Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel, anuncia o início das obras para construção de duas novas usinas solares. O projeto está em desenvolvimento desde abril de 2020 e contará com mais de 24 mil painéis solares localizados em Ibititá e América Dourada, na Bahia. Este é o maior projeto de geração de energia para um cliente Enel X na América Latina, e terá capacidade de 9,919 MWp, evitando a emissão de aproximadamente 13.360 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

As usinas estarão disponíveis para a TIM por um período de 15 anos, conforme o modelo de negócio fechado, e vão atender a 716 sites (antenas) da empresa na área de concessão da Coelba. A expectativa é de que as plantas estejam em operação no segundo semestre deste ano

Para a TIM, investir em energia limpa e geração distribuída faz parte de um projeto iniciado em 2017. A operadora conta hoje com 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás em operação e pretende chegar a 60 unidades em 2022, com geração mensal de 38GWh, o suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes. Bruno Gentil, Chief Business Support Officer da companhia, reforça a importância do assunto dentro de uma agenda alinhada aos pilares de ESG (Environmental, Social & Governance) da empresa: "Fontes renováveis são importantes não só para promover a redução de custos, mas – principalmente – para atender a uma demanda crescente de toda a sociedade por energia limpa, garantindo a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. Contamos com parceiros como a Enel X, que priorizam soluções para o futuro, em projetos e investimentos que realizamos pelo país, em busca da eficiência energética". A TIM encerrou 2020 com 74,5% do seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis e tem como meta alcançar mais de 90% até 2025.

Com a construção das usinas de geração distribuída fotovoltaicas para a TIM, a Enel X alcança 27,1 MWp em projetos de energia solar voltados para clientes industriais. O setor de geração distribuída, modalidade que permite que empresas e residências produzam sua própria energia a partir de fontes renováveis, vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que o setor triplicou o volume de potência instalada no país entre maio de 2019 até o mesmo período de 2020, alcançando 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica.

"O negócio de construção de usinas solares em geração distribuída continua sendo um dos focos da estratégia da Enel X no Brasil e a Região Nordeste tem se destacado no desenvolvimento de projetos deste tipo, graças à abundância de recursos naturais, como a luz solar, ao longo de todo o ano", comenta Francisco Scroffa, responsável pela Enel X no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.