Publicidade
Início Notícias Negócios Fundo de R$ 100 milhões vai investir em startups da região Amazônica

Fundo de R$ 100 milhões vai investir em startups da região Amazônica

0
Publicidade

Para beneficiar negócios do estado do Amazonas, a Bertha Capital, gestora de fundos de investimento que conecta empresas líderes de mercado e startups, acaba de lançar um Corporate Venture Capital com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), que integra ações realizadas pelo Sistema S, com o Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O fundo realizará aportes entre R? 500 mil e R? 5 milhões em startups da indústria 4.0, que apoiem a digitalização das companhias locais; negócios da bioeconomia, que aproveitem o potencial da biodiversidade da região; fintechs, que facilitem o crédito para empresas amazonenses; e travel techs, que causem impacto positivo no turismo.

A escolha das verticais de investimento do fundo ocorreu após diálogo com as indústrias do Amazonas, que relataram as principais dores e oportunidades que poderão ser sanadas pelas startups favorecidas. Para otimizar o processo, o primeiro aporte será destinado à venture builder de startups da própria FIEAM, que pretende investir e acelerar cerca de 50 novos negócios regionais nos próximos 4 anos, com foco em company builder, visando prestar todo o suporte necessário para a construção de uma jornada de sucesso. As inscrições para a venture builder estão abertas de 05 de abril a 05 de maio.

De acordo com Rafael Moreira, CEO da Bertha Capital, o fundo será responsável por investir em aproximadamente 15 negócios mais robustos e, por isso, decidiu inaugurar com o aporte à venture builder, que irá se encarregar dos investimentos em startups menores. “A nossa ideia é criar um efeito cascata, em que o primeiro investimento fortaleça uma empresa maior, que por sua vez, irá empoderar vários negócios em fase inicial, que são a maioria na região. Esse é o nosso primeiro fundo com o apoio de uma paraestatal, ou seja, de uma entidade que, mesmo não integrando a administração do Estado, presta serviços para a população e colabora com o bem-estar coletivo. Juntos, nós queremos estimular o empreendedorismo de base tecnológica na Amazônia e capitalizar empresas locais”, afirma.

Investimentos no Norte

Dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) mostram que 68,9% das startups da região Norte nunca receberam investimentos. Dentre as que já receberam, o Venture Capital representa apenas 7,1% do total. Assim, o fundo chega com o objetivo não só de mudar o cenário financeiro para as empresas da região, mas também de apoiar nas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento, estruturação de laboratórios e desenvolvimento dos negócios.

“Essa iniciativa ainda tem a participação das indústrias do Polo Industrial de Manaus, o que caracteriza o fundo como um venture capital multi cotista estruturado com recursos de P&D ou de capital privado, para investir em empresas de tecnologia e de impacto global na Amazônia. O objetivo não é somente mudar o cenário financeiro para as empresas da região, mas também apoiar todo o desenvolvimento de novos negócios e o estabelecimento de parcerias estratégicas. Esperamos contribuir de maneira decisiva na consolidação desse importante vetor econômico no Amazonas”, diz Antonio Silva, Presidente da FIEAM.

“Estamos muito empolgados em lançar um fundo de investimento no coração da Amazônia, voltado principalmente para economia ecológica e ESG – temas que toda empresa precisa colocar cada vez mais em pauta”, finaliza o CEO da Bertha Capital, Rafael Moreira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile