Toshiba aceita proposta de compra de US$ 15,2 bilhões

0

O conselho da Toshiba Corp aceitou uma oferta de compra de um grupo liderado pela empresa de private equity Japan Industrial Partners, valorizando a empresa em US$ 15,2 bilhões, segundo informou a empresa nessa na quinta-feira, 23.

No entanto, ainda não está claro se os fundos ativistas, que são estimados em possuir cerca de um quarto da empresa, ficarão satisfeitos com os termos da proposta.

Cerca de 20 empresas japonesas, incluindo a empresa de serviços financeiros Orix Corp, a fabricante de chips Rohm Co e  Chubu Electric Power planejam participar do acordo, disseram fontes. Seria a terceira maior transação de fusões e aquisições do mundo até agora este ano, de acordo com dados da Refinitiv.

Desde 2015, a Toshiba, um conglomerado extenso que também possui 40,6% da fabricante de chips de memória Kioxia Holdings, foi atingida por escândalos contábeis e pesadas perdas, e chegou perto de ser retirada da lista da bolsa antes de ser engolida por uma série de escândalos de governança corporativa.

Em um de seus pontos mais baixos, uma investigação encomendada pelos acionistas concluiu que a Toshiba havia conspirado com o Ministério do Comércio do Japão – que vê a tecnologia nuclear e de defesa da empresa como um ativo estratégico – para impedir que investidores estrangeiros ganhassem influência em sua reunião de acionistas de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.