BT divulga estudo sobre a nova realidade da segurança móvel

0

A BT anunciou nesta terça-feira, 24, inovações em seu portfólio de soluções de segurança BT Assure, projetado para que organizações resolvam com mais eficiência uma ampla gama de questões de segurança e protejam o clima de confiança que uma empresa necessita para ter sucesso.

Essas inovações têm como foco os perigos da crescente utilização de dispositivos pessoais em redes corporativas; os riscos da implementação em larga escala de soluções de cloud computing e os desafios do que se conceitua como "big data", ou o enorme volume de dados não estruturados inerentes aos negócios hoje.

Um levantamento exclusivo da BT, entrevistando mais de dois mil usuários e executivos em 11 países, mostra que os riscos para as empresas evoluem de forma rápida demais para serem enfrentados com sucesso por uma segurança puramente reativa. Os resultados da pesquisa – intitulada “Repensando o Risco” – também mostram que o tradicional perímetro de segurança externa das redes corporativas já não existe, e confirma a necessidade de ferramentas específicas para medir, compreender e lidar com uma nova realidade da segurança.

Segundo o relatório, as ameaças à segurança cibernética, a perda acidental ou intencional de dados por funcionários e a crescente utilização de dispositivos pessoais em redes corporativas são os três maiores riscos de segurança percebidos pelos gestores de TI. Em particular, o fenômeno BYOD (Bring Your Own Device) avança significativamente no ambiente corporativo, onde 60% dos funcionários usam dispositivos pessoais para o trabalho, com um nível particularmente elevado em países como China e Índia (92% e 80%, respectivamente).

De acordo com o estudo, 82% das empresas já permitem BYOD ou deverão permitir nos próximos 24 meses. Isso traz novas questões para a segurança: quatro entre dez empresas já sofreram violações de segurança pelo uso, por seus funcionários, de dispositivos não autorizados. Entre as empresas que têm uma política BYOD, a segurança é o fator mais relevante e o maior desafio (74%). É interessante observar que os gerentes seniores e membros dos conselhos de administração são os que mais solicitam a utilização de seus próprios equipamentos, seguidos de perto pelas equipes de TI e usuários avançados de tecnologia.

Nesse contexto, com o objetivo de contribuir para que os profissionais de TI e de segurança (CIOs – Chief Information Officers e CSOs – Chief Security Officers) possam reavaliar os riscos, a BT leva ao mercado uma série de novas soluções que se somam a seu portfólio BT Assure.

• O serviço Assure Secure Web proporciona uma política uniforme de acesso à internet para todos os dispositivos que utilizam acesso remoto, sejam de propriedade da empresa ou de funcionários, com controle centralizado e único, visualização com atualizações imediatas, relatórios globais e controles baseados em funções dos usuários, eliminando a necessidade de lidar individualmente com cada dispositivo.

• O Assure Analytics registra em tempo real as ameaças potenciais e possíveis consequências para a empresa, contribuindo assim para que os profissionais de segurança tomem as decisões mais acertadas para políticas eficazes. Isso é possível graças ao inovador sistema de análise de dados e visualização da BT.

• O Assure Cyber oferece uma abordagem “high touch” e mais centrada no controle das questões de incidentes de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM – Security Incident and Event Management), possibilitando análises e relatórios totalmente interativos e personalizados, respostas ágeis aos incidentes e simplificação do treinamento.

• O Mobility Lifecycle Management abrange tanto os dispositivos pertencentes aos empregados como os que pertencem à empresa, com regras de acesso detalhadas, utilização baseada em funções, exclusão remota e atualizações em nuvem. Oferece uma excelente base para o gerenciamento de grandes volumes de dispositivos móveis.

• O Assure eValuator permite que clientes reais ou potenciais verifiquem e comparem o status de sua segurança com padrões corporativos, identificando os pontos que exigem atenção mais urgente. O eValuator examina os três fatores envolvidos na segurança: pessoas, processos e tecnologia. Os resultados oferecem uma análise detalhada de como a empresa está preparada para enfrentar as questões relativas à segurança, ajudando a priorizar gastos e outras atividades.

Jeff Kelly, CEO da BT Global Services, afirma que "as melhores empresas entendem que os negócios são, em última análise, uma relação de confiança. Ecossistemas técnicos podem não atingir os objetivos desejados, afetando a confiança entre as empresas, clientes e colaboradores. Nossos clientes estão hoje diante de uma nova oportunidade para proativamente levarem a discussão da segurança aos mais altos escalões de suas empresas. Ao privilegiar a inovação e a inteligência, nosso portfólio BT Assurance contribui para que nossos clientes identifiquem, implementem e assegurem proteção onde for necessário, colocando a questão como um ponto central em sua organização, ao invés de abordá-la pontualmente. A segurança precisa se apoiar em um programa contínuo de investimentos em pessoal qualificado, assim como em infraestrutura e sistemas de gerenciamento de segurança no estado da arte. Este é, definitivamente, o momento de repensar o risco".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.