Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) ClearSale espera faturar R$ 65 milhões com nova estratégia

ClearSale espera faturar R$ 65 milhões com nova estratégia

0
Publicidade

Após encerrar 2012 com o maior faturamento de sua história – R$ 44,2 milhões, crescimento de 51% comparado ao ano anterior -, a ClearSale, desenvolvedora de solução de gestão de risco para o e-commerce, investirá neste ano em estratégia direcionada à internacionalização de operações,  ampliação de seu core business e novo posicionamento de marca. Com isso, a companhia pretende encerrar 2013 com faturamento de R$ 65 milhões e novo recorde histórico. Somente no primeiro trimestre, a ClearSale já registrou ganhos de R$ 12,6 milhões e agregou mais 206 novos clientes à carteira de 2 mil contratos.

Para dar início à internacionalização, a empresa pretende conquistar pelo menos um cliente, nos Estados Unidos, nos próximos meses. Assim, em 2014 há planos de abrir um escritório no país e contratar profissionais especializados localmente. “O escritório contará com profissionais da área comercial e pós-venda, já que a parte da inteligência analítica continuará a ser feita no Brasil”, antecipa o vice-presidente da ClearSale, Bernardo Lustosa.

O executivo acrescentou que a empresa viu no mercado norte-americano uma oportunidade de expansão, visto que o modelo de negócios nos EUA se baseia na disponibilização de ferramentas para gestores do e-commerce fazerem suas próprias análises de risco. Método que, segundo ele, acaba gerando mais problemas ao varejista virtual na gestão de risco e operacionalização de ferramentas. Já no modelo brasileiro, a gestão terceirizada permite à rede de e-commerce focar em seu negócio, sem perder tempo com a análise de fraudes em compras. A projeção é de alcançar, em cinco anos, 4% de participação no mercado norte-americano de gestão de risco de fraude no e-commerce.

Mercado brasileiro

Responsável hoje pela análise de 75% das transações de compras eletrônicas no país, a ClearSale também investirá em projetos consistentes no mercado nacional. Antes direcionada apenas ao comércio eletrônico, a companhia passa a incluir também o setor crediário  – para tal, lançou duas soluções, Clearsale Credit e ClearSale Find Me. A primeira, para análise de crédito, é composta por aplicação customizável via web para desenvolvimento de modelos estatísticos e gestão de risco. A Find Me, por sua vez, é uma ferramenta que centraliza consultas de informações cadastrais de diversos departamentos, retornando-as de maneira padronizada no auxílio às operações que necessitem de localização do cliente, com agilidade e segurança. A solução está disponível em duas versões: web e gateway.

Com relação ao novo posicionamento de marca, a companhia mudou seu logo, slogan e identidade visual, baseados no conceito “liberdade para vender”, alinhado ao momento da empresa. “Hoje a ClearSale é mais do que uma empresa de back office de segurança na web, mas uma corporação que vende decisões e resultados”, enfatizou o presidente da companhia, Pedro Chiamulera.

Com o crescimento contínuo do setor de e-commerce no Brasil, cresce também a quantidade de fraudes no país. Conforme revela Chiamulera, em 2012, a companhia evitou mais de 192 mil tentativas de fraudes, o equivalente a R$ 170,16 milhões. Segundo o levantamento, os bens mais visados pelos fraudadores no Brasil hoje são advindos dos segmentos de telecomunicações, informática, automotivo, de roupas e acessórios.

Diante deste cenário, a ClearSale conta com cerca de 300 analistas de risco entre seus 438 funcionários, que fazem a análise humana dos pedidos virtuais. Para auxiliar no suporte à pressão desse tipo de atividade, a companhia implantou um programa de desenvolvimento pessoal, o Universidade de Assertividade Humana (UAH!). Desde sua criação, em 2005, a iniciativa absorve R$ 1,1 milhão do orçamento anual da companhia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile