Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Justiça de São Paulo confisca marca iPhone por tempo indeterminado

Justiça de São Paulo confisca marca iPhone por tempo indeterminado

0
Publicidade

Quase dois meses após ter deferido para a Gradiente a propriedade da marca iPhone, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) publicou, nesta quarta-feira, 24, despacho de uma decisão da 27ª Vara Cível da Comarca de São Paulo que bloqueia por tempo indeterminado um eventual repasse da marca registrada pela IGB Eletrônica, dona da Gradiente.

A ação cautelar é resultado do pedido feito pelo Banco do Brasil de execução de título extrajudicial contra a IGB e o seu presidente, Eugenio Staub, para pagamento de uma dívida no valor de R$ 947.902,87 que têm junto ao banco. A medida visa impedir uma possível venda marca, inclusive para quitar a dívida.

Com isso, o nome iPhone fica apreendido até que a Justiça determine seu destino, embora o Inpi tenha inicialmente decidido a favor da empresa brasileira. O órgão considerou que a marca pertence a Gradiente, que havia feito a solicitação de registro no ano 2000, sete anos antes do lançamento do iPhone pela Apple. 

A empresa americana fez o pedido para uso nacional em 2007, quando a Gradiente estava em meio a problemas financeiros e ainda não havia lançado nenhum produto com o nome no país. Quando faltava pouco mais de um mês para que o prazo de cinco anos dos direitos do nome, ainda sem uso, expirasse, a Gradiente lançou no mercado seu smartphone “iphone”, com sistema operacional Android, e garantiu a exclusividade.

Procurado, o Banco do Brasil não quis se pronunciar. A Apple ainda pode recorrer da decisão tanto no Inpi quanto na Justiça. 

Após o encerramento deste noticiário, a Gradiente enviou uma nota na qual contradiz as informações do Inpi e afirma que o primeiro arresto da marca ocorreu há um mês, mas foi suspenso. “O Instituto Nacional de Propriedade Industrial, esta ciente sobre a decisão”, diz o comunicado da companhia. A fabricante ainda menciona que a medida desta semana é uma segunda tentativa do Banco do Brasil.

“A Gradiente, que discute em Juízo a dívida com o Banco do Brasil, se encontra confiante em relação as tentativas de arresto de sua marca, já que o débito que discute com a instituição financeira se encontra amplamente garantido com bens que superam os valores em discussão”, diz a fabricante.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile