Prefeitura de SP lança plataforma de comunicação digital para primeira infância

0

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feria, 23, na Praça das Artes, uma nova plataforma de comunicação digital voltada à primeira infância, desenvolvida pela Prodam em parceria com técnicos do programa São Paulo Carinhosa, cujo objetivo promover ideias, programas e discussões em conjunto com a sociedade sobre políticas voltadas para a primeira infância (de 0 a 6 anos).

O novo portal passa a ser o canal oficial da Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na cidade de São Paulo, coordenada pela primeira-dama, Ana Estela Haddad, com a participação de 14 secretarias de governo, que integram o comitê gestor do programa. O evento contou também com a participação do Prefeito Fernando Haddad, de vários secretários municipais e do presidente da Prodam, Márcio Bellisomi.

"Nós esperamos que esta plataforma seja um espaço de todos nós, um espaço de referências para que possamos divulgar ações, trabalhos, reflexões, se comunicar e interagir, mesmo com outras plataformas que envolvem a questão da infância", disse a primeira-dama e coordenadora do São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad.

Segundo Terciane Alves, uma das coordenadoras do projeto, o conceito de plataforma surgiu a partir da necessidade de disponibilizar e integrar diversas narrativas sobre os desafios para cuidar da primeira infância, com vários trabalhos de referência sobre os cuidados com as crianças, sejam essas narrativas ou trabalhos realizados pela comunidade, por pesquisadores, acadêmicos, servidores ou pelo poder público. "As boas histórias precisam ser compartilhadas, pois mobilizam e potencializam o trabalho com a primeira infância.

Como canal de espaço e de diálogo a São Paulo Carinhosa apresenta um blog aberto, que recebe artigos, depoimentos e diferentes tipos de colaborações que dialogam com o tema desenvolvimento integral da criança. O educador Mario Sergio Cortella estreia no blog com um texto sobre a importância da ética no contexto das famílias e na educação dos filhos.

"Eu acho que as nossas crianças paulistanas estão sendo tratadas com carinho e aconchego, com todos esses programas e com essa nova plataforma digital simpática e tão necessária nos dias de hoje", afirmou a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani.

O canal de notícias da São Paulo Carinhosa destaca algumas das ações mais estruturantes articuladas nos oito meses de criação da política: o lançamento do programa de visita domiciliar focado na primeira infância, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde; e a humanização da cidade para as crianças, fruto de um trabalho com a Secretaria Municipal de Cultura, que em breve lança um circuito cultural infantil itinerante, são alguns exemplos.

O canal Espaço das Crianças foi criado para interagir com elas de forma lúdica, destinado a receber desenhos e conteúdos produzidos pelas próprias crianças, a serem divulgados na plataforma a partir de um tema central e variável, de acordo com a semana ou mês. "Elas poderão mandar desenhos e textos para que possamos promover também um espaço de conversa com elas na cidade", disse Ana Estela Haddad.

A São Paulo Carinhosa utiliza ao máximo sua interface com as redes sociais: Facebook; Twitter; e Youtube; que amplificam a comunicação com os mais diferentes públicos.

A plataforma digital foi desenvolvida pelo Núcleo de Desenvolvimento de Internet da Prodam, com uso de metodologia ágil e software livre (WordPress). Foram incluídos na plataforma sistemas de acessibilidade para deficientes visuais, com possibilidade de ampliação de fontes e negativação de textos, além de arquitetura que permite ao deficiente ouvir os conteúdos disponibilizados (com uso de software específico).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.