União Europeia estuda criar novo órgão regulador exclusivo para empresas de internet

0

A União Europeia estuda a criação de um novo e poderoso órgão regulador para supervisionar exclusivamente empresas de internet, principalmente baseadas nos Estados Unidos, de acordo com um documento interno ao qual o The Wall Street Journal teve acesso. A papelada revela profundas preocupações nos círculos superiores da política da UE em relação à ameaça econômica representada por empresas como Google e Facebook.

Se concretizada, a instalação do novo órgão poderá representar obstáculos ainda maiores na forma como as empresas de internet americanas operam na Europa, algumas das quais já às voltas com investigações e ações judicias envolvendo questões como a concorrência desleal e evasão fiscal.

O documento, elaborado em fevereiro por altos funcionários de Bruxelas, como Guenther Oettinger, comissário da UE para Economia Digital e Sociedade, estabelece um modelo para a regulamentação das redes online na Europa, que vai muito além de um plano geral para o setor digital da região que deve ser anunciado no próximo mês.

Mesmo que seja aprovado, o documento ainda terá um longo caminho a percorrer para que a criação do órgão regulador se concretize. O primeiro passo é que seja convertido em proposta formal pela Comissão Europeia, órgão executivo da UE, e aprovado pelos governos nacionais e o Parlamento Europeu. Segundo o jornal americano apurou, a criação de uma regulamentação mais rigorosa para as empresas da internet teria sido bem acolhida por altos funcionários em Paris e Berlim, mas outros governos, como o Britânico, devem se opor às novas regras.

Questionado sobre o assunto, o porta-voz do Comissariado para Economia Digital disse que Oettinger solicitou ao departamento "para estudar as possibilidades". Segundo a mesma fonte, nenhuma decisão foi tomada ainda, e que qualquer definição só deverá sacramentada após consulta aos governos e órgãos reguladores nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.