Publicidade
Início Blogueria Conectividade: a importância de preparar-se com uma estrutura de colaboração adequada

Conectividade: a importância de preparar-se com uma estrutura de colaboração adequada

0
Publicidade

Conectividade e mobilidade são mandatórias no mundo corporativo. Isto é algo que não se questiona. O cenário atual é de um ambiente cada vez mais competitivo, em que aumentar a produtividade e melhorar a eficiência faz toda a diferença para a sobrevivência dos negócios. E, por mais que isso não seja novidade, ainda há dúvidas se as empresas estão realmente preparadas para a colaboração e para a  era da mobilidade.

No Brasil, segundo estimativas de conhecida empresa de espaços compartilhados, 55% dos brasileiros fazem pelo menos um dia de home-office por semana. E, por mais que as empresas já estejam aderindo a essa tendência irreversível, cerca de 20% delas alega que um dos desafios de se trabalhar remotamente é a dificuldade de acesso aos documentos da empresa.

Um estudo do Gartner também confirma esse despreparo: até 2020, 75% das empresas irão enfrentar rupturas consideráveis de negócios por não estarem alinhadas com as competências de infraestrutura e operações que o momento exige.

Mas, o que realmente dá vida e coloca em prática a conectividade? A resposta encontra-se nas soluções de colaboração, que permitem a implementação e manutenção da conectividade e adesão ao real cenário de mobilidade, possibilitando o fornecimento de serviços a qualquer hora e em qualquer lugar.  Elas facilitam a interação entre os usuários e entre a fonte dos dados. Aliás, essa é a vantagem da mobilidade: acessar dados, áudio, vídeos e pessoas de qualquer lugar.

Está mais do que na hora das empresas brasileiras investirem em infraestrutura de colaboração, especialmente cloud computing, para não correrem o risco de ficar para trás neste cenário.  Investir em soluções de redes sem fio, videoconferência, softphone, comunicações unificadas, data center e outros softwares, é algo urgente. Porém, para que uma empresa consiga desfrutar dos benefícios destes recursos inovadores, é preciso escolher uma infraestrutura acessível e de alto desempenho, que consiga suportar muitos dispositivos móveis e aplicativos em nuvem, em tempo real.

Além disso, a empresa deve ter em mente que tudo deve ser realizado com o máximo de segurança possível – o que geralmente é o “ponto falho” da maioria das soluções desenvolvidas para usuários. Uma visão 360º do que precisa ser feito, o apoio de um parceiro de TI especializado em soluções de colaboração e uma infraestrutura de data center de qualidade e adequada, vão fazer toda a diferença nesse sentido.

Em suma, é evidente que a conectividade deve ser sim o primeiro passo. Mas, somente a partir da compreensão do seu papel, bem como da combinação correta  das tecnologias que viabilizam a colaboração, é que será possível alcançar a tão sonhada vantagem competitiva. Aí sim as empresas estarão preparadas.

Silnei Kravaski, diretor Executivo da Planus Cloud, Networking & Services.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile