Pesquisa diz que 5G deverá ter sucesso primeiro em transmissões esportivas

0

Segundo pesquisa encomendada pela Amdocs, mais da metade (56%) das operadoras de rede da América Latina planejam oferecer serviços de realidade aumentada em 5G para a transmissão de eventos esportivos, deixando os fãs mais próximos da experiência

Mais de três quartos (78%) das operadoras de rede na América Latina planejam utilizar realidade virtual (VR) e mais da metade (56%) planeja usar a realidade aumentada (AR) – ou ainda um híbrido dessas tecnologias – em 5G, para oferecer experiências de visualização mais ricas aos fãs, tanto em estádios esportivos como assistindo em casa. Com a possibilidade de velocidades até dez vezes mais rápidas e latência menor do que a 4G, o 5G abre possibilidades para novos tipos de entretenimento e experiências nos estádios. O público poderá, por exemplo, assistir a replays instantâneos e streams 360 graus ou ainda procurar estatísticas de jogadores através da tecnologia AR e VR, deixando-os ainda mais próximos e conectados à ação.

O 5G também transformará a experiência de assistir a esses eventos esportivos em casa, com 67% das operadoras latino-americanas planejando oferecer novos serviços de streaming de vídeo por assinatura e multitela de TV por assinatura. O 5G melhorará a qualidade da TV e do vídeo para dispositivos móveis e aumentará o alcance do conteúdo móvel disponível para o público, em uma variedade de dispositivos e serviços do consumidor.

A pesquisa entrevistou executivos C-level das 100 maiores operadoras do mundo, incluindo operadoras na América Latina. De acordo com a pesquisa, mais de 40% delas (44%), também pretendem possuir uma equipe esportiva na era 5G, à medida que procuram ampliar seu envolvimento no ecossistema esportivo. Isso provavelmente resultará em investimentos crescentes em conectividade e serviços 5G em estádios e grandes locais.

Prazos

Pode ser que os fãs da América Latina não tenham que esperar muito para desfrutar de melhores experiências nos esportes. Mais da metade (55%) das operadoras latino-americanas afirmam que os próximos grandes eventos esportivos estão influenciando seus cronogramas de lançamento 5G. A grande maioria (89%) planeja lançar serviços comerciais 5G até o final de 2020 e todos (100%) pretendem testar 5G em locais esportivos e eventos de eSports até o final do ano.

Fãs de eSports

Ccompetições profissionais de videogame multiplayer – também terão experiências em 5G no futuro próximo. A grande maioria (89%) das operadoras latino-americanas planeja apoiar experiências eSports na era 5G, seja como transmissores dos eventos (78%), parceiros de tecnologia para organizadores desses eventos (56%) ou com planos muito mais ousados, incluindo patrocínio e compra de equipes (22%). A categoria de eSports está crescendo rapidamente em popularidade, com métricas de visualização, prêmios em dinheiro e patrocínios aumentando substancialmente ano a ano, sendo considerada até para se tornar uma nova disciplina nas Olimpíadas de Paris em 2024.

Encorajando a adoção do 5G

Os consumidores que querem aproveitar o 5G precisarão de dispositivos que suportem essa velocidade. Para garantir a adoção generalizada dessa nova tecnologia de rede, 44% das operadoras latino-americanas disseram estar preparadas para subsidiar dispositivos de TV inteligente habilitados para 5G e um terço disse que subsidiaria smartphones, laptops e fones de realidade aumentada habilitados para 5G.

"É essencial que as operadoras encontrem casos de uso bem-sucedidos para o 5G, dado os níveis de investimento. A pesquisa da Amdocs revelou que grandes eventos esportivos ao vivo podem ser a chave para a adoção do 5G pelos consumidores", disse Gary Miles, diretor de marketing da Amdocs. "As operadoras identificaram esses eventos como o trampolim para o lançamento de toda uma gama de novos serviços interativos e imersivos. Isso dará aos consumidores o primeiro gosto real do que o 5G pode oferecer e permitirá que as operadoras mostrem as capacidades de suas redes de última geração. Também veremos as operadoras se tornarem parte integrante do crescimento do eSports, com o 5G abrindo as portas para futuras oportunidades de investimento e receita".

Ed Barton, analista chefe de Consumo e Entretenimento da Ovum, acrescentou: "O 5G não é apenas uma nova tecnologia sem fio de um provedor de equipamentos de rede, é uma transformação fundamental de redes móveis, infraestrutura e modelos de negócios. Isso impulsionará a criação de novos aplicativos e serviços, que, por sua vez, exigirão novos modelos operacionais e de negócios, forçarão mudanças nas configurações de tecnologia das operadoras e enfatizarão a necessidade de integrar o novo com o antigo. Nossas discussões com as principais operadoras do mundo provam que essa já é uma jornada desafiadora. A indústria tem dois anos ou menos para acertar se quiser atingir um sucesso arrebatador".

Outros destaques da pesquisa:

Ofertas e Negócios

89% das operadoras de rede da América Latina pretendem oferecer novos serviços corporativos 5G aos principais organizadores de eventos esportivos e de eSports para ajudar a melhorar a experiência dos torcedores;

89% planejam oferecer tecnologia e serviços relacionados à IoT para organizadores de torneios, para melhorar a eficiência na gestão do estádio;

Mais de 40% (44%) planeja oferecer serviços que melhorem a experiência dos torcedores dentro da arena esportiva, o que pode incluir até a possibilidade de encomendar alimentos e bebidas por meio de dispositivos móveis durante eventos;

Dois terços (66%) acreditam que o 5G impulsionará crescimento em termos de receita média por usuário (ARPU), e outro terço (33%) diz que isso aumentará a aquisição de novos assinantes. Mais da metade (55%) acredita ainda que o 5G impulsionará o crescimento de assinaturas de pacotes de esportes nas operadoras de TV, bem como na adoção de serviços de realidade virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.