O Banco do Brasil deve lançar na semana que vem um edital para o credenciamento das Autoridades Registradoras e Certificadoras (ARs e ACs) interessadas em participar do programa de incentivo do uso de certificados digitais entre os clientes da instituição. O edital será aberto a todas as ARs e ACs do país e aquelas que participarem do projeto ficarão responsáveis pela venda dos certificados para os clientes do banco.
O BB vai oferecer aos clientes um kit, composto por uma leitora, um cartão com chip e o certificado digital com validade de três anos, ao custo de R$ 255,40, que será vendido pelas autoridades registradoras e certificadoras. Inicialmente, o banco estará colocando à disposição 30 mil kits, mas a meta até o fim do ano é atingir 200 mil certificados digitais.
De acordo com a gerente executiva do Banco do Brasil, Francimara Viotti, que também coordena a Comissão de Certificação Digital da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a idéia de trabalhar com uma oferta inicial de 30 mil kits tem como propósito sentir a demanda dos clientes do banco. ?Vamos verificar o interesse inicial e depois iremos aumentando, à medida que a procura for crescendo.?
O objetivo do BB, segundo Francimara, é fomentar o uso dos serviços e das transações por meio virtual entre os clientes. ?As empresas já têm uma familiaridade no uso da certificação digital para transações e o envio de documentos. Agora, queremos estender essa facilidade também para a pessoa física, que é o grande usuário dos canais virtuais.? Ela diz que a certificação digital vai agregar segurança e reduzir custo e tempo, isso tanto para o banco quanto para o cliente. ?Eu sempre enfatizo que a certificação digital vem, também, para desmaterializar processos.?
Francimara participou nesta quinta-feira (24/5) do seminário sobre certificação digital, em São Paulo, promovido pela Febraban.