A fabricante de software e hardware Oracle anunciou acordo para compra da empresa de marketing social Vitrue, cuja plataforma de software tem quatro componentes principais: publishing, desenvolvimento de aplicativos, social commerce e analytics. Segundo fontes do site TechCrunch, a Oracle pagará US$ 300 milhões pela plataforma.
A Vitrue não oferece ferramentas próprias de gerenciamento de anúncios no Facebook, mas anunciou este ano parceria com uma série de provedores de software e serviços de publicidade online, como Involved Media, Marin Software, Optimal e SocialCode.
Na área de e-commerce, a Vitrue mantém parceria com a fornecedora de software ShopIgniter, que dá aos profissionais de marketing a opção de criar lojas no Facebook, cupons compartilháveis e incentivos de fidelização, entre outras funcionalidades.
Lançada em 2006, a Vitrue já levantou US$ 33 milhões em financiamento e trabalhou com marcas como McDonalds, American Express e Procter & Gamble. De acordo com o TechCrunch, a empresa é "quase rentável", com faturamento estimado em cerca de US$ 100 milhões.
Analistas de mercado acreditam que a transação poderá levar outras grandes marcas, como Salesforce e SAP, a buscar companhias de CRM social de forma mais agressiva.