FTC inicia nova investigação sobre práticas anticompetitivas do Google

0

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) iniciou nova investigação contra o Google em razão de acusação segundo a qual o gigante das buscas abusa de seu poder no mercado para vender anúncios online, em gráficos e vídeos. De acordo com pessoas ligadas ouvidas pelo The Wall Street Journal, a FTC está apenas iniciando a investigação, que pode não se formalizar necessariamente.

O jornal americano diz que, há seis anos, o órgão declarou que monitoraria o comportamento do Google em relação ao mercado de publicidade online, por meio do qual a companhia gera quase toda a sua receita, principalmente após adquirir a agência de publicidade na web DoubleClick. Agora, as empresas rivais do gigante das buscas reclamam que o Google combinou vários de seus serviços de publicidade de maneira a obrigar que editoras de websites utilizem todos os produtos em vez de ter o poder de escolha entre o portfólio. Contudo, não há nenhuma evidência de que as editoras tenham reclamado do "esquema" para órgãos reguladores.

Um dos rivais alegou ainda que o Google proíbe as editoras que usam o serviço DoubleClick de usar outras tecnologias de gerenciamento de anúncios que não sejam da própria companhia. Com isso, o gigante das buscas incentiva financeiramente as editoras a utilizarem seu serviço de gerenciamento AdMeld, que ajuda as empresas a decidirem como vender seu espaço publicitário. Em alguns casos, o Google estaria até dispensando taxas de alguns de seus serviços se as editoras decidirem utilizá-los no lugar de serviços rivais.

A compra da DoubleClick pelo Google gerou polêmica na época e teve de ser aprovada tanto pela FTC quanto pela Comissão Europeia, que avaliaram se, com a aquisição, o Google usaria sua posição no mercado para impulsionar outros serviços de publicidade próprios, impedindo assim a livre concorrência. Em declaração ao jornal americano, a FTC disse que "os mercados dentro do espaço de publicidade online continuam a evoluir rapidamente, e prever os rumos do seu futuro não é uma tarefa simples". A agência declarou ainda que vai observar de perto estes movimentos e "caso o Google se envolva em condutas ilícitas de subordinação, anticompetitivas ou outra infração, a Comissão pretende agir rapidamente."

O caso vem à tona quatro meses após a FTC encerrar outra investigação antitruste envolvendo o Google. Na União Europeia, contudo, o gigante das buscas ainda negocia modificações em suas ferramentas de busca para se livrar das acusações de práticas anticompetitivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.