Algar Telecom usa solução de big data para venda de recargas de celular

0
0

A Pagtel, empresa de pagamentos móveis, e a Algar Telecom desenvolveram um projeto para estimular a venda de pacotes de recarga e serviços por meio do portal de voz da empresa, que utiliza uma tecnologia de URA (Unidade de Resposta Audível). Por meio da análise do perfil e hábito de consumo dos clientes foram criados grupos de usuários que recebem campanhas direcionadas de SMS marketing.

Como resultado do projeto, as vendas mais que dobraram em 2013, atingindo cerca de um milhão e meio de reais. Além disso, foi batido o recorde de usuários cadastrados no sistema da URA, chegando a cerca 21 mil em dezembro de 2013, contra cinco mil em dezembro de 2012. "Mas o dado mais surpreendente é a taxa de retorno da campanha que está em 32%, bem acima da média de 17% de conversão das campanhas da companhia", explica Zaima Milazzo, coordenadora de produtos da Algar Telecom.

As vendas por meio da URA são feitas por uma ligação telefônica, tanto de celular como de um telefone fixo. Além de democrática e simples para o usuário, esse mecanismo gera uma quantidade de informações muito grande: dados bancários, comportamento de consumo, frequência de recarga, ticket médio, etc. Já para a operadora de telefonia, é vantajoso vender por meio deste canal em função do baixo custo.

Segundo Felipe Lessa, diretor de produtos e marketing da Pagtel esse retorno só foi possível em função da relevância e personalização das mensagens. "Todos os SMSs são enviados com o nome do cliente, na data mais apropriada para compra, e sobre o produto mais comprado. Essa personalização explica as altas taxas de conversão em compra que possuímos afinal, mais do que fazer marketing, estamos fornecendo um serviço ao cliente".

Deixe seu comentário