Estudo revela hábitos de consumo de mídia em dispositivos móveis

0

A Opera Mediaworks acaba de divulgar um estudo que identifica as diferenças nos hábitos de consumo de mídia dos usuários de phablets – dispositivos que mesclam funcionalidades de smartphones e tablets, que possuem com 5 ou 7 polegadas de tela, e as mudanças em relação à receptividade da publicidade em dispositivos móveis de maneira geral.

De acordo com o estudo da companhia, os consumidores de phablets acessam tipos de mídia de forma semelhante aos usuários de smartphones – e diferente dos usuários de tablets. Entretanto, o seu comportamento é suficientemente diferente para lhes dar perfil próprio.

Os principais pontos da pesquisa:

• As redes sociais, assim como nos smartphones, representam a categoria mais acessada nos phablets, representando 53,8% das visualizações. Este número é muito maior que a média global do primeiro trimestre de todos os dispositivos móveis (27,2%);

• Ao contrário dos usuários de smartphones, que acessam conteúdos referente a Esportes, Notícias e Informações, o consumo dessas categorias por usuários de phablets é bem pequeno;

• Apesar do tamanho maior da tela, os phablets não substituem os tablets, que são mais usados para acessar assuntos ligados a Jogos, Música, Vídeo e Mídia.

Para a realização do estudo, foram utilizados dados da plataforma de anúncios para dispositivos móveis do Opera Mediaworks, que possui 64 bilhões de acessos por mês e alcança 500 milhões de usuários por meio de 14 mil sites e aplicativos mobile. Todos os 13 dispositivos móveis tinham telas com medidas diagonais entre cinco e sete polegadas, como as diversas versões do Samsung Galaxy Note, LG Optimus Pro e do Sony Xperia Z.

Ela também analisou os níveis de volume (impressões obtidas em anúncios) e interação (taxa de cliques) do tráfego nos Estados Unidos em um período de 24 horas. Seguem algumas das observações:

• O volume de tráfego dos phablets é maior pela manhã (das 9 às 12 horas), mas a receptividade aos anúncios é muito baixa. Esta movimentação tem um declínio no restante do dia, mas a interação aumenta significativamente, com um pico à noite (das 20 às 22 horas).

• Como esperado, o uso dos tablets é maior no período noturno, pois os usuários não estão no trabalho e sim "relaxados" em casa. No entanto, o nível de interação com os anúncios neste momento não corresponde ao dos phablets.

• A interação nos phablets e nos tablets é baixa no início da noite (das 17 às 19 horas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.