WhatsApp no PC é usado como isca pelos cybercriminosos

0

Muitos usuários desejam que um aplicativo móvel do seu smartphone também possa rodar no computador. O WhatsApp é um deles e é por isso que criminosos cibernéticos estão colocando em prática uma nova tentativa de ataque aos usuários de computador: eles estão oferecendo por e-mail a oportunidade de instalação do aplicativo para mensagens rápidas com o argumento de facilitar a vida das pessoas, que podem usar o app para conversar com os amigos a partir da Internet, reduzindo os gastos com ligações telefônicas.

Além disso, o WhatsApp no computador oferece a facilidade de utilizar o mensageiro com o confortável teclado do notebook ou desktop, o que tem atiçado a curiosidade dos internautas. E é na carona da moda que os cyber criminosos embarcam.

Existe, realmente, a possibilidade de instalação do aplicativo no PC, com uns macetes para "enganar" o sistema operacional, uma vez que o WhatsApp foi desenvolvido para Android ou iOS.. Porém, a tática dos cyber criminosos ainda gira entorno do envio de emails, se passando pela administradora do aplicativo e oferecendo a ferramenta para instalação no PC, com botão para download, com link com a ameaça.

O objetivo dos cyber criminosos é roubar dados pessoais e bancários dos internautas. Estar protegido com um software antivírus evita cair nestas armadilhas, pois o antivírus verifica emails suspeitos e bloqueia possíveis ataques, esclarece Marco Rodrigues, da Štíty Tecnologia, empresa que distribui as soluções antivírus AVAST! no Brasil.

O executivo reforça a dica de que o internauta não clique em emails suspeitos. Em casos como este, vale fazer uma busca na web sobre a nova oferta do app para desktops, pois uma informação como esta, da forma como é apresentada pelos criminosos, como projeto piloto, certamente estaria em todas as mídias, ressalta Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.