WhatsApp no PC é usado como isca pelos cybercriminosos

0
1

Muitos usuários desejam que um aplicativo móvel do seu smartphone também possa rodar no computador. O WhatsApp é um deles e é por isso que criminosos cibernéticos estão colocando em prática uma nova tentativa de ataque aos usuários de computador: eles estão oferecendo por e-mail a oportunidade de instalação do aplicativo para mensagens rápidas com o argumento de facilitar a vida das pessoas, que podem usar o app para conversar com os amigos a partir da Internet, reduzindo os gastos com ligações telefônicas.

Além disso, o WhatsApp no computador oferece a facilidade de utilizar o mensageiro com o confortável teclado do notebook ou desktop, o que tem atiçado a curiosidade dos internautas. E é na carona da moda que os cyber criminosos embarcam.

Existe, realmente, a possibilidade de instalação do aplicativo no PC, com uns macetes para "enganar" o sistema operacional, uma vez que o WhatsApp foi desenvolvido para Android ou iOS.. Porém, a tática dos cyber criminosos ainda gira entorno do envio de emails, se passando pela administradora do aplicativo e oferecendo a ferramenta para instalação no PC, com botão para download, com link com a ameaça.

O objetivo dos cyber criminosos é roubar dados pessoais e bancários dos internautas. Estar protegido com um software antivírus evita cair nestas armadilhas, pois o antivírus verifica emails suspeitos e bloqueia possíveis ataques, esclarece Marco Rodrigues, da Štíty Tecnologia, empresa que distribui as soluções antivírus AVAST! no Brasil.

O executivo reforça a dica de que o internauta não clique em emails suspeitos. Em casos como este, vale fazer uma busca na web sobre a nova oferta do app para desktops, pois uma informação como esta, da forma como é apresentada pelos criminosos, como projeto piloto, certamente estaria em todas as mídias, ressalta Rodrigues.

Deixe seu comentário