Polícia francesa realiza operação de busca e apreensão no escritório do Google em Paris

0

A polícia francesa realizou na manhã desta terça-feira, 24, uma operação de busca e apreensão no escritório do Google em Paris, como parte de uma investigação por fraude fiscal, informa a versão online do jornal Le Parisien, citando investigadores e uma fonte do Ministério das Finanças.

Cerca de 100 policiais e investigadores foram mobilizados. A operação é parte de um inquérito preliminar aberto pela procuradoria nacional financeira por suposta fraude fiscal. A empresa é suspeita de sonegar 1,6 bilhão de euros (US $ 1,79 bilhão) em impostos, segundo uma das fontes. O valor, no entanto, não foi confirmado pelo Ministério das Finanças.

A subsidiária francesa do Google havia recebido uma "notificação" de ajuste fiscal do governo francês em março de 2014, mas valor não foi divulgado.

Google e outras multinacionais de tecnologia norte-americanas como Yahoo, Amazon e Facebook, que operam na zona do euro, são acusados constantemente de lançar mão de brechas legais que favorecem a evasão fiscal. Essas empresas instalam sua sede europeia em países como a Irlanda e Luxemburgo para tê-los como base tributária, onde as taxas de impostos são muito mais baixas. A sede europeia do Google, por exemplo, está localizada na Irlanda, onde a tributação sobre os lucros das empresas é de 12,5%, uma das mais baixas da União Europeia.

Em janeiro, o Google concordou em pagar 130 milhões de libras em impostos atrasados à Grã-Bretanha, gerando críticas de parlamentares da oposição e ativistas.

A investigação na França, que começou em junho do ano passado, tem como objetivo verificar se o Google Ireland Ltd descumpriu as obrigações fiscais, segundo comunicado da promotoria.

Procurado pelo jornal francês, o Google não tinha nenhum porta-voz disponível imediatamente para comentar o assunto.

Lei antitruste

Na segunda-feira, 23, a autoridade de defesa da concorrência da França já havia aberto um inquérito contrao Google para apurar possíveis infrações da lei antitruste no mercado de publicidade online.

A Autorité de la Concurrence, que espera concluir o inquérito no próximo ano, já que ele envolve outras empresas de internet como o Facebook, disse ao The Wall Street journal que irá examinar agências de publicidade, anunciantes e websites para detectar possíveis fraudes, como a inclusão de anúncios direcionados com base no hábito de navegação das pessoas.

O órgão também irá analisar se elas abusam de suas posições dominantes no mercado de publicidade online. Há um crescente interesse dos órgãos reguladores antitruste europeus sobre o papel desempenhado pelas empresas de internet, principalmente em relação aos dados pessoais que coletam. Tanto que a autoridade da concorrência da Alemanha abriu uma investigação no início deste ano contra o Facebook para verificar se a rede social abusa da sua posição dominante para obter informações pessoais dos usuários.

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, está investigando contratos de publicidade do Google, após a apresentação de dois conjuntos de acusações contra a empresa por supostos abusos de posição dominante em outras áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.