Publicidade
Início Notícias Negócios DOJ investiga manipulação do mercado de criptomoedas

DOJ investiga manipulação do mercado de criptomoedas

0
Publicidade

O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre se os negociantes que estão manipulando o preço do Bitcoin e de outras moedas digitais, que aumentaram drasticamente naquele país, informou a agência Bloomberg.

A investigação está focada em práticas ilegais que podem influenciar os preços – como falsificar ou inundar o mercado com ordens falsas para enganar outros compradores. Promotores federais estão trabalhando com a Commodity Futures Trading Commission, um regulador financeiro que supervisiona derivativos ligados ao Bitcoin, disseram fontes ligadas ao assunto.

As autoridades estão preocupadas com as moedas virtuais por serem suscetíveis a fraude por várias razões, como ceticismo que todas as trocas são “trapaceiras”, oscilações de preços bruscas,  falta de regulamentos como os que governam ações e outros ativos.

Tais preocupações levou a China a proibir as trocas de criptomoedas; países como Japão e Filipinas resolveram regular o mercado, contribuindo para uma queda que enviou Bitcoin abaixo de US$ 8 mil este ano. Ainda assim, as moedas digitais continuam a ser uma mania de investimento global, atraindo legiões de seguidores, gerando endossos de celebridades e aumentando a atenção para Wall Street.

O Departamento de Justiça está analisando irregularidades como spoofing, quando o trader envia uma série de pedidos e depois os cancela assim que os preços se movem na direção desejada.

A Securities and Exchange Commission, abriu dezenas de investigações sobre ofertas de moedas iniciais, em que as empresas vendem tokens digitais que podem ser trocados por bens e serviços, devido às suspeitas de que muitos são scams.

O comércio de criptomoedas é fragmentado em dezenas de plataformas em todo o mundo, e muitas não são registradas na CFTC ou na SEC. Focada no segmento de derivativos, a CFTC não regulamenta o que é conhecido como mercado spot de tokens digitais. Mas se a agência encontrar fraudes nos mercados à vista, ela tem autoridade para impor sanções.

Segundo a Bloomberg,  alguns participantes do mercado alegaram que a manipulação de criptografia é desenfreada. No ano passado, um blogueiro sinalizou as ações de “Spoofy”, um apelido para um comerciante ou grupo de comerciantes que supostamente colocaram pedidos de US $ 1 milhão sem executá-los.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile