Ford anuncia pacote de tecnologia, conectividade e serviços para caminhões

0

A Ford Caminhões anunciou um pacote inédito de tecnologia, conectividade e serviços para modelos da linha Cargo, que estará disponível no mercado no último trimestre deste ano. Chamado Ford Connect, o novo produto inclui central multimídia com tela de 7 polegadas e serviço completo de telemetria e rastreamento Fordtrac, além de contrato de manutenção por quilômetro rodado Ford Service. Seu objetivo é dar total apoio à produtividade e segurança do transportador com o uso de novas tecnologias.

O pacote Ford Connect poderá ser instalado em todos os caminhões médios, semipesados e pesados da linha Cargo a partir do modelo 2015. Entre outras novidades, sua central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas é a primeira para caminhões no Brasil a oferecer conexão com Android Auto, além de Apple CarPlay. Ela é equipada com rádio AM/FM, entrada USB, Bluetooth, comando de voz para celular e acesso a aplicativos como o Waze, o mais usado para navegação no Brasil.

Hoje mais de 90% dos caminhoneiros têm um smartphone Android. O Ford Connect dará acesso também ao Truckpad, o maior aplicativo de busca de fretes do Brasil.

O serviço de rastreamento e telemetria Fordtrac inclui diversas funções de produtividade e segurança, com acompanhamento online em tempo integral das operações do veículo por uma equipe dedicada. Além de bloqueio eletrônico e serviço de pronta-resposta em caso de roubo, conta com leitura de códigos de falha em tempo real que permite atuar de forma preventiva em qualquer problema para manter o veículo em serviço, com suporte dos distribuidores e da engenharia da Ford.

O contrato de serviços Ford Service inclui manutenção preventiva, peças de desgaste e manutenção corretiva do caminhão, cobrada com base na quilometragem rodada, de acordo com o perfil de operação e uso do cliente. Suas principais vantagens são a previsibilidade no custo de manutenção e a garantia de ter o caminhão sempre rodando.
"O cliente paga somente pelo que roda, com a segurança de ter o caminhão sempre pronto para o trabalho", diz Ramos. "Como se sabe, caminhão com manutenção bem feita não quebra, não fica parado e não dá prejuízo."

Caminhão do futuro

O pacote Ford Connect é o primeiro produto a chegar ao mercado a partir do Cargo Connect, caminhão conectado apresentado pela Ford na última Fenatran para demonstração de novas tecnologias. O protótipo foi desenvolvido pela Ford no Brasil em parceria com a Bosch, Autotrac, Cummins e Eaton, e apoio do Instituto PARAR, tendo como base um caminhão Cargo 8×2 com transmissão automatizada.

Entre outros recursos que também serão oferecidos futuramente pela marca, ele é equipado com sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento com câmeras de 360 graus por uma central de operações. Conta ainda com gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.