Publicidade
Início Notícias Gestão Gartner diz que decisores devem investir em data e analytics

Gartner diz que decisores devem investir em data e analytics

0
Publicidade

Apesar de análise de dados ser uma constante quando empresas falam em inovação e negócios, a maturidade na tecnologia depende de uma mudança no mindset dos líderes empresariais. Para o Gartner, por exemplo, uma abordagem seria cada área de uma organização desenvolver uma estratégia própria de Data & Analytics (D&A) – forma que chama o segmento.

Por isso, a consultoria recomenda que as equipes de Data & Analytics demonstrem a importância “vital” ou “crítico” das ações de análise em um ambiente cada vez mais desafiador. Apresentar os planos ao conselho, porém, nem sempre é tão simples. Seguem alguns conselhos:

1 – Usar a linguagem de negócios enquanto está preparado para fornecer informações técnicas: nas reuniões do Conselho de Administração, com a presença dos líderes executivos da empresa, é recomendável ir direto ao ponto e apresentar os benefícios da área de D&A para os negócios. É crucial vincular as ações de Data & Analytics à estratégia organizacional de alto nível. Por exemplo, um líder de D&A poderia dizer o seguinte sobre uma meta de crescimento estratégico: “Temos uma meta de crescimento agressiva de 20%. Pelo menos 60% dessa oportunidade de crescimento está concentrada nas ações de upselling ou cross-selling dentro da nossa base de clientes existente. Isso significa que precisamos entender melhor quem são nossos clientes e o que eles precisam. Este é o núcleo do programa de dados e análise de clientes de 360°”.

2 – Fazer uma apresentação baseado em fatos, breve e interessante: na redução de uma apresentação para torná-la sucinta, é preciso que o discurso não perca a parte envolvente. Contar histórias é uma parte essencial para captar o interesse do conselho. Uma maneira de fazer isso é dividir a história em quatro passos, como no exemplo de gerenciamento de dados mestres (MDM):

Passo 1 – Descrever o cenário: “17% das nossas faturas contêm erros, o que leva a atrasos médios de uma semana a pagar estas faturas”.

Passo 2 – Diagnosticar o problema: “A causa desse problema é não ter uma maneira única de identificar os clientes. Temos padrões diferentes em 12 sistemas de faturamento específicos”.

Passo 3 – Fazaer a análise preditiva: “A cada trimestre, continuamos a fazer isso; e esses erros custam US$ 100.000 em capital de giro e crédito de curto prazo”.

Passo 4 – Prescrever uma solução: “Para resolver a questão, devemos implementar uma tecnologia chamada MDM, que nos ajude a corrigir isso e a gerenciar no futuro”.

3 – Clareza sobre o que a organização pode alcançar e fornecer vários cenários de como as operações da companhia poderão atingir esses resultados: problemas que atingem o nível do conselho são geralmente complexos e não têm respostas simples, do tipo “sim ou não”. Fornecer vários cenários de como uma iniciativa de D&A vai proporcionar uma plataforma para discussão e ajudará a garantir a adesão dos executivos.

4 – Especificar sobre o que as ações de D&A significam para a empresa, com exemplos de uso: tendências de mercado e exemplos de como outras organizações estão fazendo podem trazer clareza e senso de urgência dentro do conselho. No entanto, é importante garantir que os exemplos externos sejam sempre traduzidos para serem relevantes para a organização. Identifique as ambições pessoais e paixões de membros específicos do conselho e mostre como as iniciativas de D&A podem ajudar a realizá-las.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile